top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Caísa Tibúrcio estreia espetáculo inédito no Dia das Crianças

Atualizado: 8 de out. de 2021


  • Atriz mergulha no terreno da perda e do medo para “Travessia”, que será transmitido dia 12, Dia das Crianças, nas redes sociais da BDB Cultural


FOTO: Caísa Tibúrcio em "Travessia" - Divulgação


A atriz Caísa Tibúrcio estreia o espetáculo “Travessia” na programação da BDB Cultural. Terceiro espetáculo solo de sua carreira, ele será transmitido por primeira vez nas redes sociais da BDB Cultural às 17h do dia 12, Dia das Crianças. A peça, que fala do medo e do amadurecimento de crianças com toques de comédia e de poesia, foi inspirada na própria vida da atriz, diretora e palhaça.


“Um dos meus filhos está com nove anos e está passando por essa fase da saída da primeira infância e entrada em um mundo real, onde percebe o medo, a morte, a forma como os adultos também são falíveis. É uma transição que pode ser muito forte, ainda mais em contexto de pandemia como o que vivemos. E é um assunto cheio de espinhos, doloroso de se trabalhar, mas ao poder fazer isso como palhaça, eu ganhei uma espécie de poética poder fazer isso como palhaça, trazendo um pouco de leveza para essa transição”, diz Caísa.


O espetáculo ganhou o título de “Travessia” justamente por reunir várias metáforas para este momento de transição. “A história é, na prática, sobre uma criança que quer atravessar um corredor para ir a um banheiro, mas está com medo do escuro no trajeto, mas claro, também é uma representação desta fase de rubicão, como se define na filosofia. E por ver meu filho passando por isso em casa, pude usar muitas falas dele, construir essa travessia conforme construía o espetáculo”, afirma.


Em cena, Caísa Tibúrcio se apresenta com o auxílio cênico de diversos brinquedos infantis, especialmente um grande pião metálico e sonoro. “Eu achei tão significativo, a roda que perde um pouco o equilíbrio através do movimento, que quis trazer para a ação, mas fui explorando outros brinquedos ao longo da construção”, afirma. A ideia de usar estes objetos vem de uma oficina feita por Caísa com o grupo Sobrevento de teatro.


A estreia ocorrerá de forma on-line, mas Caísa já se prepara para uma série de apresentações testes em escolas para levar essa homenagem à descoberta do mundo real para outras crianças que estão passando por isso e poder mostrar, cara a cara, que elas não estão sozinhas nessa fase de medo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Caísa Tibúrcio

Caísa Tibúrcio é Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2005/2017), tem cursos técnicos de canto (Escola de Música de Brasília), pandeiro, percussão, flauta (Escola de Choro Raphael Rabello). Atriz, diretora e palhaça, já atuou em “Achadouros: Teatro para bebês” (vencedor em 2015 da categoria de melhor espetáculo infantil no Prêmio SESC – Brasília) com direção de José Regino e no espetáculo “CRIA” com direção de Ana Flávia Garcia. Iniciou em 2015 com o espetáculo infantil ‘Sementes’ e em 2019 estreou o solo “Enluarada: uma epopeia sertaneja”, que teve direção cênica de Denis Camargo. “Travessia” é sua terceira criação a ganhar os palcos.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

Apresentação teatral de Caísa Tibúrcio com o espetáculo “Travessia”.

12/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

73 visualizações0 comentário
bottom of page