Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural recebe curso gratuito de introdução rítmica no violão

Professor Cairo Vitor dará curso on-line nos próximos dois sábados, dias 20 e 27, em um curso intensivo voltado para violonistas iniciantes


Dando sequência ao carnaval, mas ainda com música, a BDB Cultural abre inscrições no feriadão, dia 16, terça-feira, para o curso “Introdução rítmica no violão” com o professor Cairo Vitor. O curso de 8h será oferecido em dois sábados — dias 20 e 27 deste mês — e tem a difícil missão de ajudar alunos iniciantes a ganhar mais naturalidade na transição entre os acordes e na construção de um ritmo no violão.


O curso é voltado, portanto, para quem está começando a ter contato com o instrumento e que ainda precisa parar para pensar enquanto está tocando. Se é seu caso, as inscrições serão feitas on-line e ficam abertas até dia 19 de fevereiro ou até as 12 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do cadastro.


Usando a plataforma Zoom, o evento terá aulas em seus dois dias de realização indo das 10h às 12h e das 14h às 16h. “Introdução rítmica no violão” é um curso gratuito, assim como todos os que integram a programação da BDB Cultural. Para participar, é preciso ter apenas um violão afinado e um acesso estável à internet.


O conteúdo das aulas estará disponível apenas para os participantes selecionados, portanto, não perca tempo e inscreva-se. Para participar é necessário preencher um formulário disponível no link https://forms.gle/LQPk9nNFKzR6b73w6 . Os participantes receberão um certificado que atesta o aprendizado que tiveram no curso.


Foco em quem está começando


O professor Cairo Vítor, que dá aulas de violão há duas décadas, aponta que a dificuldade em ganhar naturalidade ao tocar é uma das dificuldades mais comuns enfrentadas por alunos iniciantes. “É difícil para quem estar começando a tocar fazer passagens de acordes mais fluidas, fazer que os movimentos de ritmo, da mão direita, e notas, da mão esquerda, se coordenem sem precisar parar para pensar. A gente tem ferramentas para desenvolver esse ritmo e eu vou apresentá-las durante o curso”, resume ele.


Para o coordenador de atividades formativas da BDB Cultural, Fernando Vieira, a programação de cursos de violão tem sido um êxito e é importante diversificar o público dentro deste nicho de instrumentistas. “Estamos tendo respostas muito boas aos cursos específicos de violão que fazemos. Os pedidos para uma formação voltada para iniciantes, porém, com dicas e técnicas, têm se avolumado. Decidimos, então, enfocar em quem está começando a desenvolver uma relação com o instrumento trazendo um mestre como o professor Cairo”, afirma.


Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue ainda pelos próximos 14 meses.


“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no

Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.


Sobre o professor Cairo Vitor


O professor brasiliense Cairo Vitor começou a tocar violão aos 13 anos e é bacharel formado em violão erudito pela Universidade de Brasília (UnB, 2014). Foi aluno de professores como Ulisses Higino e Cida Alvim, ambos de grande importância na música instrumental do DF. Lecionando há duas décadas, Cairo Vitor já teve alunos selecionados em cursos universitários de música e em vagas importantes da Escola de Música de Brasília (EMB). Apesar da formação erudita, tem grande conexão com a música popular, já tendo subido ao palco de artistas como Luedji Luna e Márcia Tauil e sendo o diretor musical do bloco de carnaval Sereias Tropicanas (DF).


Serviço:


BDB Cultural – Fevereiro de 2021

“Introdução rítmica no violão” com Cairo Vitor, 8 horas de duração.

Inscrições até dia 19 de fevereiro, de graça.

20 e 27/02 - Curso ministrado via Zoom para os 12 inscritos da BDB Cultural. Das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural


16 visualizações0 comentário