top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Bicentenário da Independência agita agenda do mês na BDB Cultural

Atualizado: 18 de set. de 2022


  • Programação de setembro contará com dez atividades gratuitas, entre homenagens ao bicentenário, peça teatral, oficina e muito mais



FOTO: Auditório da BDB sendo preparado para as atividades - Lucas Rezende/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em setembro de 2022 contará com dez eventos em sua maioria com público presencial na sede da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) em Brasília. A programação, que sempre oferece atividades artísticas, formativas e terapêuticas para o público, será voltada este mês para a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.

Como tem sido feito ao longo dos últimos cinco meses, a mesa de debate da agenda fala da história do Brasil.

Haverá, no dia 06, às 19h30, uma mesa presencial que se dedica ao papel do jornalista Hipólito da Costa, considerado o pai da imprensa no Brasil, para a solidificação do movimento independentista. Participa da conversa o jornalista e escritor Adirson Vasconcelos e o doutor em história pela UnB José Theodoro Menck.

Ainda no tema Independência, o “Cine BDB” presencial, programado para o dia 16, às 13h, terá por primeira vez uma sessão dupla. Serão apresentados os curtas “1922 - A exposição da independência” (1970) e “Enfoque: o selo e a história do Brasil” (1974), documentários que mostram como a arte e o colecionismo criaram símbolos visuais para celebrar o processo de independência ao longo do século 20.

A programação da iniciativa, sempre diversa, não se fecha, porém, apenas na temática da Independência. A abertura da agenda do mês, no dia 02, às 19h30, será com a Exposição presencial “Brasília em Linhas”, de Jailson Belfort, que estará presente na abertura. Suas obras, que usam apenas papel e caneta para criar desenhos coloridos e realistas de monumentos da capital federal, ficam em cartaz na galeria da BDB até fim de outubro.

O destaque da agenda do mês fica para a apresentação teatral presencial “A viagem de Chicó na noite de São João”, da Cia de Teatro Fernando Fernandes, uma peça baseada na obra de Ariano Suassuna. Ocupando o auditório da BDB no dia 09, às 19h30, o espetáculo imagina a continuação das aventuras de alguns dos personagens retratados em “O auto da compadecida”.

Também entra nos destaques da agenda a repetição de uma dose dupla que fez muito sucesso em agosto. No dia 22, a BDB Cultural recebe presencialmente estudantes de escola pública para uma visita guiada à instituição, às 9h, atividade que será seguida, às 9h30, de contação de histórias presencial com Leo Carvalho.

Já como a oficina formativa do mês, a BDB Cultural volta a investir em sua vocação de apresentar cursos voltados aos funcionários de bibliotecas de todo o país. Entre os dias 26 e 29 deste mês, a iniciativa organiza o curso on-line “Como montar maker spaces em bibliotecas”, com a professora Soraya Lacerda, da Universidade de Brasília, que já elaborou espaços com essa ideia de união entre convivência e tecnologia em distintos locais do país e em colaboração com instituições dos Estados Unidos.

A programação de setembro da iniciativa ainda conta com uma nova edição presencial do “Biblioteca de gentes”, prevista para o dia 14; do Encontro terapêutico presencial , desta vez com Ana Di Goya e Marcia Gonçalves sobre o tema “Relacionamento entre pais e filhos”, no dia 18; e também do “Encontro de mulheres” presencial com o tema “As mulheres e a mediação de leitura”, com Claudine Duarte, agendado para o dia 30. Todas as atividades descritas neste parágrafo serão realizadas às 19h30.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 02/09, 19h30 – Exposição presencial “Brasília em Linhas” com obras de Jailson Belfort. Em cartaz até o final de outubro.

  • 06/09, 19h30 - Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil dedicada ao papel do jornalista Hipólito da Costa neste evento histórico. Com a participação do jornalista e escritor Adirson Vasconcelos e do mestre e doutor em história pela UnB José Theodoro Menck..

  • 09/09, 19h30 - Apresentação teatral presencial “A viagem de Chicó na noite de São João”, da Cia de Teatro Fernando Fernandes, uma peça baseada na obra de Ariano Suassuna.

  • 14/09, 19h30 Edição de setembro do “Biblioteca de Gentes” presencial, que leva pessoas à biblioteca para que o público possa conversar sobre suas histórias de vida.

  • 16/09, 13h - “Cine BDB” em edição presencial especial sobre a Independência com dois curtas: “1922 - A exposição da independência” (1970) e “Enfoque: o selo e a história do Brasil” (1974).

  • 19/09, 19h30 – “Encontro Terapêutico” presencial com Ana Di Goya e Nise Marinho sobre o tema “Relacionamento entre pais e filhos”.

  • 22/09, 9h - Grupo de estudantes de escolas públicas participa presencialmente da segunda visita guiada à BDB.

  • 22/09, 9h30 - Contação de histórias presencial com Leo Carvalho.

  • 26, 27, 28 e 29/09, 19h - Oficina on-line “Como montar maker spaces em bibliotecas”, com a Professora Soraya Lacerda.

  • 30/09, 19h30 – Encontro de mulheres presencial com o tema “As mulheres e a mediação de leitura” com a participação de Claudine Duarte, fundadora e coordenadora geral do projeto "Calangos Leitores".

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page