Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural terá exibição de “Celeste & Estrela”, de Betse de Paula


  • Filme de 2002 que discute os entraves da indústria cinematográfica, especialmente para mulheres, será transmitido no dia 21, às 19h



FOTO: Dira Paes como Celeste - Reprodução


Celeste sobe ao palco para receber um prêmio por um curta-metragem e pensa “minha vida vai mudar”. Aquele, porém, é só o começo do filme Celeste & Estrela (2002) e a jornada que vemos na tela não é só de êxitos. A personagem interpretada por Dira Paes tem profundas tintas autobiográficas da cineasta Betse de Paula, diretora do filme que narra a luta por financiamento, exposição e respeito dentro da indústria, tudo isso com o característico humor do cinema nacional da década passada. Essa produção será exibida no “Cine BDB” de maio, no dia 21, às 19h, e esse resgate evidencia como a obra está mais atual do que nunca.

A atualidade do filme, inclusive, surpreende Betse. “Eu fiz esse filme achando que ele iria percorrer um circuito pequeno, mas ele fez um sucesso muito interessante, as pessoas se interessaram muito por esses bastidores. Ele já era uma coisa meio de época quando eu fiz, todo mundo do áudio visual já sabia dessas dificuldades que eu retrato, mas acho que ele ser tão atual é só mais uma marca do eterno recomeço do cinema nacional”, diz.

O filme coloca na tela, com muita metalinguagem, as dificuldades de financiamento, a corrupção e até os casos de assédio dentro da indústria cinematográfica, que ficaram em evidência nos últimos anos a partir do movimento #MeToo, que denunciou abusos sexuais em Hollywood. “Talvez hoje Celeste & Estrela esteja mais atual que na época. No início dos anos 2000 a gente tinha um lampejo de esperança, que iríamos adiante, mas a briga de existir, de estar produzindo, voltou a complicar, acabaram as verbas, os festivais e a pandemia intensificou tudo. É um filme sobre a busca pelo lugar ao sol, especialmente de mulheres tentando firmar sua posição, seu lugar, e essa busca é hoje mais da agenda do dia do que era na época”, diz.


FOTO: Elenco ainda conta com Fábio Nassar, Ana Paula Arósio e outros - Reprodução


Celeste & Estrela narra a história de amor pelo cinema e o amor que se constrói entre Celeste, uma diretora iniciante, e Estrela, um funcionário público especialista em avaliar projetos cinematográficos. Com muitas dificuldades, e com múltiplos términos, sempre motivados por Celeste, o casal tenta fazer um longa-metragem. Além da protagonista Dira Paes, o filme traz Ana Paula Arósio em seu elenco, além de nomes como Fábio Nassar, Hugo Rodas e Andrade Júnior.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Betse de Paula

Betse de Paula é uma diretora e roterista de cinema. Seu filme mais conhecido é Vendo ou alugo (2013). Dirigiu Celeste & Estrela (2002), selecionado para a abertura do Festival de Brasília e premiado no festival Cinesul 2003, mas que só chegou ao circuito comercial em 2005.

Após três longas de ficção no gênero comédia, no início dos anos 2000, Betse passou a investir em projetos de documentários, criando retratos cinebiográficos de Sebastião Salgado, Alice Gonzaga e Antonieta Campos.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

"Cine BDB” terá a transmissão de Celeste & Estrela (2002), uma comédia de Betse de Paula.

21/05 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

9 visualizações0 comentário