top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural recebe obras feitas com caneta esferográfica

Atualizado: 29 de ago. de 2022

* Obras de Jailson Belfort retratam monumentos conhecidos de Brasília e foram criadas usando apenas canetas coloridas e papel




Foto: Canetas usadas na criação - Marina Gadelha/Acervo pessoal do artista


A BDB Cultural abre a sua programação de setembro com uma homenagem a Brasília que é deslumbrante. Os trabalhos do artista plástico Jailson Belfort, que serão expostos na sede da BDB (506/507 Sul) a partir de sexta-feira, dia 2, às 19h30, são impactantes quando são vistos mesmo de longe da galeria. São coloridos e representam monumentos conhecidos de Brasília com uma riqueza de detalhes. Quando o visitante se aproxima das obras, porém, é que o encantamento se completa: é possível ver traço a traço a simplicidade do trabalho do artista. Tudo que se vê exposto é papel e caneta.


A mostra “Brasília em linhas”, que ficará em cartaz até final de outubro na biblioteca, representa um recorte na obra de Jailson Belfort, que já criou mais de 60 ilustrações deste estilo retratando parte da paisagem brasiliense, desde ícones, como a Catedral, até lugares mais afetivos da memória local, como o foguete do Parque da Cidade. Para a exposição na BDB foram escolhidas 20 entre estas obras, todas elas impactando pelo contraste entre a simplicidade do material e a excelência da execução.


Foto: Teatro Nacional de Brasília retratado pelo artista - Reprodução


“O que eu gosto muito de pensar quando apresento estes trabalhos é que a maioria destes monumentos que eu retrato de Brasília, eles nasceram justamente do papel e da caneta. Eles foram desenhados a partir de traçados simples e precisos de seus criadores para que a cidade pudesse ser, a partir do plano, ser hoje vida”, afirma o artista maranhense radicado há décadas na capital federal.


"Quando comecei a série, ainda em 2019, pensei em fazer uma homenagem a Brasília por conta dos seus 60 anos, no ano seguinte. Então pensei em desenhar 60 monumentos, à caneta, no tamanho A3 (30x42cm), colorido. O curioso e desafiador nesse trabalho é que na verdade os momumentos não são desenhados, mas unicamente o céu e alguns finos detalhes, criando um efeito de contraste que faz o monumento 'aparecer' para o expectador", completa ele.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Jailson Belfort

Artista natural de São Luís/MA) radicado em Brasília desde 1999, começou a desenhar na infância, tendo como referência o apresentador de TV e ilustrador Daniel Azulay. É formado em Design pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou com Publicidade e Propaganda, em agências, desde 1991 onde foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Experiente na área de criação, projeto gráfico e diagramação de revistas e jornais, bem como criação de peças publicitárias, logos e identidade visual. Essa trajetória o levou ao universo dinâmico da comunicação visual, e sua sensibilidade às imagens do cotidiano foi tomando forma de arte ao longo dos 28 anos de carreira. Uma de suas maiores referências em técnica e criatividade é o artista gráfico holandês M. C. Escher.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

Exposição “Brasília em Linhas” com obras de Jailson Belfort

Abertura 02/08, sexta-feira, a partir das 19h30 - Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na galeria de arte da BDB (506/507 Sul, Brasília). A mostra fica com visitação aberta até 31 de outubro de 2022.


Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdbcultural


75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page