Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural recebe obras de Anoushe Duarte

Atualizado: 6 de jul.

Artista plástica de estilo naif exibirá suas obras na BDB a partir do dia 04, sendo a primeira atividade presencial da biblioteca desde a sua reforma



FOTO: Obras de Anoushe Duarte expostas na BDB - Lucas Rezende/BDB Cultural


A abertura ao público na BDB já contará com a primeira atividade presencial da BDB Cultural: uma exposição das obras da artista plástica Anoushe Duarte que ocupará a galeria da biblioteca pelos próximos dois meses e a abertura ao público geral ocorre nesta segunda feira, 04.


As 10 obras que foram selecionadas serão expostas na galeria da BDB, que tem visitação aberta no mesmo horário de funcionamento previsto para a biblioteca, de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Elas integram a mostra “Mundo Ingênuo”, série em que a artista vem trabalhando desde 2021. Os quadros da artista apresentam um colorido intenso e traços simples.


“Procurei fazer um resgate da infância, tem muitas crianças nas pinturas, tem parques, tem muitos ipês, cores fortes, alegres. É uma tentativa de resgatar a alegria neste mundo pesado no contexto histórico, político e social. Minha ideia é fazer uma fuga para momentos agradáveis, coloridos”, diz Anoushe.


“Coincidência ou não com o tema, eu passei minha infância na 707 Sul e a BDB era a minha segunda casa. Era onde eu estudava, onde eu encontrava amigos. Tenho muitas recordações boas da biblioteca e me sinto muito honrada de poder participar dessa reabertura ao público”, completa a artista.


As criações de Anoushe se encontram com o estilo naif de arte, palavra em francês que remete à ingenuidade e que é muito usada para descrever a estética voltada ao estilo livro e colorido. A artista já foi premiada com em mostras culturais na Suíça e na França e participou de circuitos de arte na Itália, Áustria e Eslováquia.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Anoushe Duarte

Anoushe Duarte Silveira é brasiliense e jornalista. Começou a pintar há cerca de 15 anos, incentivada por sua mãe, que é uma artista clássica, e descobriu a técnica naïf por meio do incentivo do renomado artista naif, Rocha Maia. Foi selecionada para participar da 13ª e 14 ª Bienal de Arte Naif do Brasil em Piracicaba (SP), em São Paulo (SP) e da 1ª e 2ª edições da BÏNaif - Bienal Internacional de Arte Naif Totem Cor-Ação 2019 e do FIAN 2021, Festival Internacional de Arte Naif.

Realizou três exposições individuais, sendo uma no Espaço Cultura da Codevasf, outra no restaurante Versão Tupiniquim e mais uma Sesc do Setor Comercial Sul de Brasília. Participou de mostras coletivas na galeria Studio Art MD'Azevedo, no shopping Liberty mall, no Iate Clube de Brasília, no shopping Deck Brasil, no Senado Federal, Museu do Divino em Pirenópolis (GO), em Paraty, no Museu do Sol, entre outras.

Recebeu prêmio de 1º lugar pelo juri popular na mostra Circuit Café-Culture em Genebra, Suíça em 2017 e de segundo lugar na mesma mostra em Annemasse, França, em 2018. Participou do Salão de Arte Brasileira de Vaduz, Principado de Liechtenstein e do XXXII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Itália, Áustria e Eslováquia. É membro da Associação Candanga de Artes Visuais (ACAV),Distrito Federal.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2022

Exposição “Mundo Ingênuo” com obras de Anoushe Duarte

Abertura 04/07, segunda-feira, a partir das 08h- Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na galeria de arte da BDB (506/507 Sul, Brasília). A mostra fica com visitação aberta até 31 de agosto de 2022.

Haverá também uma visita on-line com transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural


35 visualizações0 comentário