top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural recebe “Geometria abstrata” de Hosana Bezerra


  • Exposição virtual do artista plástico entra em cartaz no dia 20, às 21h, e reúne quadros com formas e colorido pernambucanos



FOTOS: Exposição "Geometria abstrata" de Hosana Bezerra - Divulgação/BDB Cultural


Embora os quadros do artista visual Hosana Bezerra tenham uma conexão direta com as formas e as linhas de Brasília, a sua origem pernambucana fica evidente no colorido, nos tons fortes que ele escolhe para dar vida às obras da série “Geometria abstrata”, que entra em cartaz na BDB Cultural no dia 20. A série criada por Hosana já é conhecida do público brasiliense, tendo sido exposta na Câmara dos Deputados, no Tribunal de Contas, mas desta vez serão apresentados quadros que não costumam integrar as exposições de Bezerra.

“É uma oportunidade muito grande para mim expor na biblioteca. Pelas dimensões da galeria, eu trouxe uma série de quadros inéditos, que eu geralmente não apresento. Em geral exponho obras de grandes formatos, com mais de um metro, mas na série da BDB Cultural eu levei alguns formatos menores, que além de encaixarem bem num espaço mais intimista, muitos deles são inéditos”, diz o artista.

Transformação pela arte


FOTOS: Hosana Bezerra - Lucas Rezende/Divulgação/BDB Cultural


Quem vê os quadros elegantes e de linhas refinadas, não imagina a história de superação pela qual Hosana passou. Ao chegar a Brasília, no início dos anos 2000, o artista chegou a ter que viver nas ruas. Aprendeu a pintar sozinho e, apesar de todas as dificuldades, firmou seu nome no cenário local de arte da capital.

“Eu sou um cara muito simples e tento passar para as telas as coisas que me inspiram, as cores do maracatu, do frevo, as linhas de Brasília, o uso dos padrões que faz o Athos Bulcão. A arte está na minha alma, no meu sangue e não sei o que seria de mim se não tivesse encontrado este meio de me expressar”, conclui.

A exposição reúne oito quadros de diferentes etapas da produção de Hosana Bezerra. A abertura da mostra contará também com a publicação de uma entrevista exclusiva com o artista sobre seu processo produtivo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Hosana Bezerra

Hosana Bezerra é artista plástico e educador social. Nasceu em Recife-PE, em 1957, onde cresceu levando uma vida simples e modesta. Mudou-se para Brasília, há pouco mais de 20 anos, em busca de condições melhores, trabalhando como jardineiro e pintor de faixas, antes de descobrir que seu talento criativo tinha um espaço no mundo das artes. As formas arquitetônicas da capital federal inspiraram os temas das telas em acrílico do artista, que alia geometria e cores vivas para formar seu estilo modernista.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

Estreia de uma nova exposição virtual de arte na BDB Cultural: “Geometria abstrata”, do artista plástico Hosana Bezerra.

20/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário
bottom of page