top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural recebe exposição de Valdério Costa


  • Mostra com xilogravuras do artista plástico será inaugurada dentro da programação de aniversário da Demonstrativa


FOTO: Valdério Costa - Acervo pessoal A BDB Cultural está com uma programação especial para celebrar os 53 anos da Biblioteca Demonstrativa do Brasil. Um das atividades escolhidas para fazer parte desta festa têm um especial sabor de conexão entre literatura e artes visuais. A mostra das xilogravuras do artista plástico Valdério Costa, fortemente inspirada na estética cordelista, será inaugurada nesta segunda-feira (20/11), 16h, no espaço de exposições da BDB e fica em cartaz até dezembro.

A mostra “Fragmentos do Reino do Sol” bebe da literatura, especialmente dos livros de Ariano Suassuna para criar uma estética de imagens que remetem à tradição nordestina de contar histórias que misturam os cenários desérticos do sertão com histórias de humor e aventura.


“Essa pequena mostra reúne alguns arquétipos do imaginário do sertão nordestino, com uma temática que evoca fragmentos do universo da literatura de cordel e outras manifestações populares e tradicionais, que podem ser percebidas nas obras de Leandro Gomes de Barros, Ariano Suassuna e Vladimir Carvalho”, resume o artista.

Com oito obras da produção mais recente de Valdério Costa, a mostra tem visita livre e gratuita no mesmo horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


FOTO: Uma das obras que será exibida na nova mostra - Acervo pessoal Sobre a BDB Cultural A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre a agenda, acompanhe a BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa. Sobre Valdério Costa Valdério Soares da Costa nasceu em Natal-RN em 13 de setembro de 1966. Mudou-se para Brasília-DF no início dos anos 80. Laureado com a Medalha Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, Governo do Distrito Federal /SECULT-DF 2023. Vencedor do Prêmio Culturas Populares, categoria Mestres, Ministério da Cultura 2017. Valdério Soares da Costa é graduado e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Poeta e artista plástico cadastrado pela Secretaria de Cultura do DF (com várias exposições individuais e participações em coletivas desde 1988). Suas obras estão em diversas coleções no Brasil e no exterior. Serviço: BDB Cultural – Novembro de 2023 Exposição de xilogravuras “Fragmentos do Reino do Sol”, de Valdério Costa.

20/11, segunda-feira, às 16h- Abertura da exposição na recepção da BDB (506/507 Sul), ficando em cartaz até dezembro.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page