top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural recebe exposição de Malu Perlingeiro

Atualizado: 8 de nov. de 2023


  • Mostra de quadros de Malu Perlingeiro fica em cartaz até o dia 19 convidando os visitantes a pensar sobre a arquitetura colonial brasileira


FOTO: Quadros da mostra "Janelas Objeto" de Malu Perlingeiro - Acervo pessoal


É um clichê dizer que “os olhos são as janelas da alma”, mas isso tem tudo a ver com a obra da artista plástica Malu Perlingeiro. Ela retrata em uma mistura de pintura e colagem janelas que são a cara do Brasil.


Para conferir de perto esta mistura, todo o público está convidado para a exposição das obras da artista que entra em cartaz na Biblioteca Demonstrativa do Brasil no dia 10/11, às 16h, com visita livre no mesmo horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Para a artista, a mostra “Janelas Objeto” cria ilusões para o expectador se perguntar p que é que está pintado no quadro e o que são pedaços de objetos adicionados à obra. “Os trabalhos de agora também são sobre a arquitetura colonial brasileira. Mas tem um outro enfoque sobre as janelas, paredes, portas e outros detalhes”, explica a artista.


“Os considero objetos de parede, porque além da pintura em acrílica ou mista sobre tela, utilizo elementos reais como pedaços de madeira, de metais, azulejos. A intenção é criar a dúvida sobre o que é real e o que é pintura. Crio ilusões para os espectadores que observam espectadores mais de longe e que ao aproximar-se da obra se surpreendem ao encontrar elementos reais”, completa ela.

FOTO: Quadros da mostra "Janelas Objeto" de Malu Perlingeiro - Acervo pessoal


Se a dúvida do que é real e do que foi pintado na obra bater forte, o público pode não só admirar, mas tocar para saber se é real. “Uso elementos reais como placas antigas de rua, azulejos antigos e ripas de madeira. E ao público é permitido tocar, para tirar a dúvida se trata-se de pintura ou peças reais. São obras interativas”, resume Malu.


Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre a agenda, acompanhe a BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Malu Perlingeiro

Malu Perlingeiro é uma artista plástica radicada em Brasília. Nascida na cidade do Rio de Janeiro-RJ, Malu formou-se em 1998 em artes plásticas na UDF, mesmo ano em que iniciou seu estudo do tema das “Janelas Coloniais”, que já teve ao menos quatro revisitas. É o maior tema que aborda em suas telas, ainda que não seja o único, dedicando-se também aos retratos e às paisagens figurativas. É sócia fundadora da Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV), na qual atuou, até 2016, como Curadora e Gestora de Comunicação. Desde 2018 é membro do Conselho Consultivo da ACAV. De 1997 a 2021, participou de inúmeras coletivas e salões de arte no Brasil e no exterior, tendo obras expostas em mais de 20 países, e realizou vinte exposições individuais em território brasileiro. Uma de suas obras integra o acervo permanente do Museu Nacional de Trinidad e Tobago. Outra, integra o acervo do Lateinamérika Institute – LAI, em Viena, Áustria.

Serviço:

BDB Cultural – Novembro de 2023

Exposição de quadros “Janela Objeto” de Malu Perlingeiro.

10/11, sexta-feira, às 16h- Abertura da exposição na galeria da BDB (506/507 Sul), ficando em cartaz até o dia 19.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page