top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural recebe exposição de aquarelas


  • Mostra do pintor Santunes será aberta no dia 28 de fevereiro e fica em cartaz até meados de abril


FOTO: Reprodução de algumas das aquarelas de Santunes - Acervo pessoal do artista


Primeiro artista a expor suas obras na Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) depois de sua reabertura, o pintor Santunes volta às galerias do espaço com uma nova série de trabalhos. Na mostra “Aquarelas do Brasil” o artista usa a técnica da tinta diluída em água para brincar com as figuras e a leveza da imagem ao retratar o cotidiano das cidades brasileiras.


A mostra entra em cartaz no dia 28 de fevereiro, às 19h, e fica em cartaz na galeria da BDB até meados de abril, com visita livre no mesmo horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


“A aquarela chegou para mim através do nanquim, essa tinta extremamente preta, que eu comecei a diluir parar criar gradações de cinza que foram fundamentais na minha criação. Depois conheci um artista e quadrinista americano, Bill Sienkiewicz, ilustrador das histórias de Elektra Assassina, e ele usava muito a aquarela como elemento e eu fiquei fascinado”, diz Santunes.


O artista adotou a técnica não só pela leveza e pelo tom delicado que ela traz às figuras, mas também por ser uma forma fácil e barata de trabalhar com as tintas, com a diluição permitindo muitas experimentações possíveis. “A aquarela é um universo gigantesco, adoro ver essa forma de se mesclar o pigmento usando o líquido e o resultado é incrível”, adianta ele.

A abertura da exposição “Aquarelas do Brasil” será realizada nesta terça-feira como parte de uma programação que contará, logo após a vernissage, com um bate-papo com a escritora Adelaide Paula às 19h30.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB).

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Santunes

Brasiliense, o artista plástico Santunes foi professor de desenho por décadas no DF. Em 2018, aos 50 anos, decidiu encarar de vez o desafio de lançar sua carreira como pintor e no ano seguinte fez sua primeira mostra individual, “Vidraças”. A série visual, que teve suas 22 primeiras telas expostas na Galeria Arte em Pauta, em 2019, e também foi a primeira exposição a ocupar as galerias da BDB Cultural, em fevereiro de 2021.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023

Exposição "Aquarelas do Brasil", do artista plástico Santunes.

28/02, terça-feira, às 19h- Abertura da exposição na Galeria de arte da BDB (506/507 Sul), ficando em cartaz até meados de abril.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

11 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page