Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural recebe contação de histórias com Ana Solino

Atualizado: Set 14


  • Narradora de contos infantis faz apresentação com direito a cavaquinho nas redes sociais da iniciativa no domingo, dia 19, às 17h

FOTO: Ana Solino - Lucas Rezende/BDB Cultural

“Na verdade, não é um contador de histórias que escolhe o que ele quer narrar. São as histórias que escolhem o narrador”, diz Ana Solino, que se apresenta na BDB Cultural no dia 19, domingo, às 17h, trazendo justamente uma história que a escolheu: “A história da Coca”. “É um conto popular, é cantado, é animado, é uma história muito divertida”, afirma a contadora.


A trama infantil narra a vida de um menino que perde tudo que ganha, não conseguindo ficar com nada, pois alguém sempre se adianta para ficar com o que lhe pertence. Além de narrar a história, Ana Solino canta durante a contação.


A história tradicional infantil tem versões registradas desde o século 19 no Brasil e é conhecida por fazer um uso melódico das palavras e acumular uma série de cenários, em um modelo de causa e consequência semelhante a outra história popular, “O gato comeu”. “Ela vai se repetindo, vai aumentando, e coloca o ouvinte sempre esperando um pouco mais”, diz Ana Solino.


“Meu estilo de contar histórias geralmente não envolve tantos elementos cênicos. Gosto que as palavras exerçam seu poder de encantar. As histórias que a gente conhece, elas ficam conosco sempre e podem ser contadas a qualquer momento. O importante mesmo é a gente se permitir encantar pela história que estamos ouvindo, não importa nossa idade”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Ana Solino

Ana Solino é narradora de histórias Professora, mediadora de leitura, locutora e influenciadora digital. É responsável pelo projeto “Ana Conta que eu Conto!”, que compartilha histórias infantis. Com projetos nas mídias digitais dedicados à literatura e à cultura, Ana tem apresentado trabalhos em parcerias com editoras, escritores, ilustradores e contadores de histórias.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

Apresentação da contadora de histórias Ana Solino.

19/9- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

28 visualizações0 comentário