Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural recebe apresentação de teatro de bonecos

Atualizado: Jul 6


  • Cia Pilombetagem se apresenta no domingo, dia 11, na programação da iniciativa com o espetáculo “Benedito e o Boi pintadinho”

FOTO: Pilombetagem - Acervo pessoal


Canarinho Bico Doce quer tanto impressionar sua amada Rosinha do Bole-Bole que acaba colocando-a na maior confusão de sua vida. O enredo divertido e encantador é um dos atrativos de “Benedito e o Boi pintadinho”, espetáculo que ocupa a programação da BDB Cultural no domingo, dia 11, às 17h. na brincadeira todos os personagens são interpretados por Robson Siqueira, mamulengueiro que comanda os bonecos envolvidos nesta “confusão”.


Acompanhado em cena pelo músico Leonardo Siqueira, Robson dá vida a uma série de mágicas e mitos que honram a tradição popular, especialmente nordestina, das apresentações com os mamulengos. “Este é um espetáculo que já apresentei muitas vezes, mas ele foi adaptado ao virtual, acrescido de outros elementos. Claro, a pandemia é um momento novo que estamos atravessando, aprendendo com ela. A adaptação á realidade é parte crucial da arte do mamulengo. Agora, por exemplo, eu tenho criado alguns bonecos como o médico e um cientista que vão entrar na brincadeira , para celebrar e homenagear essas figuras tão importantes. A arte só resiste quando sabe se comunicar com o público. A brincadeira do mamulengos não é só para crianças, é pra todos que estão abertos, disponíveis a entrar na história e até interagir com ela”, afirma.


FOTO: Pilombetagem - Lucas Rezende/BDB Cultural


Para Robson, a apresentação terá um gostinho especial por acontecer em uma biblioteca — um espaço associado tradicionalmente ao conhecimento e a cultural. “Estes reconhecimentos da expressão popular são importantíssimos e nós temos alcançado vitórias. Recentemente o mamulengo foi reconhecido como um patrimônio imaterial do povo brasileiro pelo Iphan e levar o mamulengo, que é uma arte de resistência, a uma biblioteca, que é um espaço de resistência cultural, vai ser muito especial”, diz.


O enredo de confusões criado por Canarinho Bico Doce, que leva até a uma poderosa ameaça contra a vida de sua amada — foi construído por Robson a partir do contato com mestres que permitiram que essa tradição chegasse até ele. “Aprendi muito com mestres como mestre Zezito, Zé Divina, Marco Augusto, Chico Simões, pessoas que tem uma habilidade incrível de criar e contar histórias com os bonecos. Acabo juntando na minha brincadeira várias brincadeiras, que são influências destes mestres. Tudo que a gente cria dentro do mamulengo é para encantar os que virão para manter essa tradição viva nas próximas gerações”, conclui ele.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cia Pilombetagem

Fundada em 2004 no Gama-DF a Cia Pilombetagem mistura palhaçaria, teatro popular e circo. É composta por um elenco de quatro artistas de uma mesma família: Robson, Henrique, Leo e Daiane que desenvolvem ações lúdicas de entretenimento e oficinas para o público em geral, abrangendo diversas faixas etárias e classes sociais, indo de pirofagia ao teatro de bonecos. O nome do grupo é uma homenagem ao Palhaço Pilombeta, o saudoso mestre Zezito que foi o mentor de Robson Siqueira, fundador do grupo.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2021

Apresentação teatral da companhia Pilombetagem com o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Benedito e o Boi pintadinho”.

11/7 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

20 visualizações0 comentário