top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural realiza I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade


  • Evento contará com três mesas de debate com escritoras e professoras falando sobre a literatura feita por e para mulheres


FOTO: BDB Auditório - Lucas Rezende - BDB Cultural


O Dia Internacional da Mulher será celebrado na BDB Cultural entre livros. Na abertura da programação do mês de março, no dia 07, terça feira, a iniciativa realizará o I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade. A ideia é reunir escritoras, especialmente as brasilienses, além de professoras e outras agentes do mercado da literatura, para discutir os impactos da leitura na sociedade e como a ficção pode ser uma lente de leitura para o mundo contemporâneo. O I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade ocupa toda a programação da tarde e da noite do dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, e seguirá a seguinte programação:

  • 15h - Abertura

  • 15h30 - O desafio de escrever para meninas com Ana Beatriz Cabral e Elaine Elesbão. Mediação: Luciane Mustafá.

  • 17h15- As mulheres e a literatura contemporânea com Sarah Schmorantz e Marina Orli, Mediação: Lorena Moura.

  • 19h- As mulheres e a violência na literatura com Adelaide Paula e Ana Rossi. Mediação: Suzana Dantas.

Mesa 1 Na mesa sobre “O desafio de escrever para meninas”, a BDB Cultural recebe a professora Ana Beatriz Cabral e a escritora Elaine Elesbão com a mediação de Luciane Mustafá. Ana Beatriz Cabral afirma que pretende apresentar um panorama da produção que trata a menina como personagem principal. “Pretendo fazer uma abordagem histórica, mostrando como a literatura infanto-juvenil costuma tratar essa personagem, a construção dos estereótipos femininos e também na escolha do público-alvo como o de garotas e especialmente em como os autores tratam de evitar valores já antiquados quando se trata das meninas”, afirma ela. Já a autora Elaine Elesbão tratará justamente dessa experiência do autor em primeira pessoa, já que ela se dedica à literatura pensada especialmente para o público feminino. A escritora Luciane Mustafá, responsável pela mediação, afirmou estar “extremamente feliz em poder discutir isso com o grupo e também com os interessados que comparecerem ao evento”. No ano passado, Luciane foi vencedora do “International Latino Book Awards” com o livro “Uma Vitória Interrompida: O Início de Tudo” na categoria young adult, voltada para leitores mais jovens.

Mesa 2

Na mesa sobre “As mulheres e a literatura contemporânea” as jovens escritoras Sarah Schmorantz e Marina Orli debatem, com a mediação da professora Lorena Moura, sobre a rotina produtiva de uma escritora no Brasil e como elas se relacionam com a sociedade ao redor. A ideia da mesa é entender como a vida contemporânea influencia a produção e também como ela passa para as páginas.

“Minha literatura não é dirigida apenas para mulheres. É importante que homens leiam meus livros também para compreender a natureza feminina e também as sequelas deixadas pelo seu machismo”, diz Sarah. “Minhas protagonistas são exemplos de luta, que batalham contra o sistema em que na verdade estamos todos imersos”, completa ela.

Mesa 3

A última mesa do evento, sobre “As mulheres e a violência na literatura” recebe as professoras Adelaide Paula e Ana Rossi com a mediação da escritora Suzana Dantas. “Quero trazer exemplos da literatura e da música em que a violência esteve em pauta, tanto como denúncia como também em textos que incentivavam essa violência, escritos por homens”, afirma Adelaide Paula. “Podemos analisar essas obras e explorar esse tema para manter o debate aceso”.

“É importante falar de como a violência é abordada na literatura, quais as palavras usadas para tratar do tema que conscientizem sem afastar o público e que consigam denunciar o perigoso jogo de poder e dominação da violência contra a mulher”, afirma a mediadora.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2023

Realização do I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade.

07/03, terça-feira, 15h Atividade presencial na sede da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page