top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural faz oficina fotográfica com Kazuo Okubo


  • Curso será apresentado em seis dias seguidos, de 09 a 14 de agosto, de segunda a sábado, exclusivamente para inscritos

FOTO: Guardiões do Paranoá, nº 5 - Reprodução - Kazuo Okubo

"Nessa oficina eu vou passar a minha experiência, falar dos fotógrafos que admiro, do que eu aprendi, do que me influenciou...”, diz Kazuo Okubo. O fotógrafo, um dos mais conhecidos de Brasília, irá ministrar uma oficina de fotografia dentro da programação da BDB Cultural. Essa atividade formativa abre a programação de agosto da iniciativa e será uma oportunidade de ouro para conhecer o processo artístico de Kazuo e também se aprimorar em aspectos técnicos e sobre a história da arte fotográfica.

A oficina foi pensada especialmente para quem já tem um interesse pela fotografia, mas a atividade gratuita de 12h de duração é aberta para todos os interessados em fotografia que forem maiores de idade. “Neste intervalo de tempo não posso ensinar ninguém a fotografar, mas vou apresentar estéticas e artistas que me inspiram e quem sabe isso ajude também outros profissionais a encontrarem seus caminhos”, afirma.

A oficina será ofertada usando a plataforma de reuniões Zoom ao longo de seis dias seguidos. De segunda a sexta-feira, de 09 a 13 de agosto, as aulas começam às 19h. No sábado, às 09h. As inscrições são on-line, exclusivas para maiores de 18 anos, e ficam abertas até 8 de agosto, domingo, Dia dos Pais, ou até as 30 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/linguagem-e--expressao-por-meio-da-fotografia-com-kazuo-okubo__1293196 Um certificado de participação será dado àqueles que acompanharem o curso.

“O olhar ele é muito importante, mas é preciso conhecer a técnica fotográfica, como se dá o processamento da luz, a gravação da imagem, para ter noção daquilo que você está manuseando, conhecer as regrinhas básicas, como a que diz que não se fotografa contra o sol, para depois entender os meios de subverter a regra e brincar com a luz”, sustenta Kazuo Okubo.

Para acompanhar as aulas é preciso ter uma conexão estável de internet, ter o aplicativo do Zoom baixado e, claro, algum equipamento fotográfico, inclusive celulares, que os inscritos pretendam usar para os exercícios práticos da oficina, que serão feitos à distância. Isso mesmo: as fotos serão feitas através da mesma plataforma que tanto criticamos por nos retratar em nossos piores momentos de trabalho e estudo, a videoconferência.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Kazuo Okubo

FOTO: Minha praia, nº 20 - Reprodução - Kazuo Okubo


Natural de Brasília, Kazuo Okubo teve contato com a fotografia através de seu pai Arlindo Okubo que se instalou na cidade antes de sua inauguração. Seu portfólio reúne trabalhos para as principais agências de publicidade e se vinculou a instituições como Ministério da Saúde, Ministério do Turismo, Banco do Brasil, Caixa, além de publicações como Casa Cláudia, Vogue, Revista Piauí entre outros. Finalista de todas as edições do prêmio Conrado Wessel de Fotografia, de 2002 até 2008, tem trabalhos premiados no Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no Festival de Publicidade de Cannes. Desenvolve ensaios autorais desde 2003. Inaugurou em 2009 a primeira galeria de arte do Centro-Oeste especializada em fotografia, A Casa da Luz Vermelha, onde produziu dezenas de exposições, workshops e feiras de arte.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

Oficina “Linguagem e expressão por meio da fotografia” com Kazuo Okubo.

09 a 14/08, segunda a sábado - Aula exclusiva para inscritos, transmitida por Zoom, durante a semana às 19h e com encerramento no sábado às 9h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page