top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural faz homenagem ao primeiro escritor não-europeu a vencer o Nobel


  • Debate nas redes sociais da iniciativa contará com Sônia Zaghetto, brasileira especialista na obra de Rabindranath Tagore

FOTO: Rabindranath Tagore em 1909 - Domínio Público


"Dê-me forças para render minhas forças, apaixonado, diante de sua vontade”. Assim termina um dos poemas de Rabindranath Tagore em Gitanjali, sua coletânea mais famosa. Os textos que são ao mesmo tempo uma carta de amor ao divino e ao mundo são cada vez menos conhecidos de novas gerações, mas agitaram o mundo ocidental quando este artista indiano venceu o Nobel de Literatura, em 1913. Nunca antes um não-europeu havia sido laureado.

Já então, mas principalmente nas décadas que se seguiram ao prêmio, até a morte do poeta e músico em 1941, Tagore se tornou uma figura que transitava entre música, poesia, mas também ciência e política. Um intelectual multifacetado que foi amigo de ‘Mahatma’ Gandhi — que começou a ser chamado de Mahatma em uma devocional homenagem de Tagore —, Albert Einstein e William Yeats. É em memória aos 160 anos do nascimento de Tagore e de suas muitas contribuições à cultura que a BDB Cultural realiza uma mesa de debate em homenagem a sua obra. O evento terá a participação de Sônia Zaghetto, jornalista, escritora e especialista no trabalho do bengali, com transmissão nas redes sociais da BDB Cultural no dia 20, às 19h.

"Com a queda dos direitos autorais, na última década, a Índia viu uma verdadeira explosão de releituras de Tagore e sua obra está mais popular que nunca. Tagore é o poeta nacional indiano, sua memória é reverenciada na Índia”, diz Sônia. Ela destaca as múltiplas facetas das obras do poeta. “Para o público ocidental, a maior força de Tagore certamente está em sua obra literária. Contudo, na Índia, o chamado Rabindra Sangeeta, o cancioneiro de Tagore, ainda é muito cantado e altamente popular na região de Bengala Ocidental. As canções são tesouros da cultura bengali e indiana”, completa.

Para quem não conhece a obra do poeta indiano e graças às homenagens aos 160 anos de seu nascimento está esbarrando em seus textos, Sônia ainda indica um caminho: “Das obras traduzidas no Brasil, sugiro a obra-prima, que contribuiu muito para o prêmio Nobel, Gitanjali - Oferenda Lírica, feito de poemas muito refinados. A Fugitiva, Chaturanga, Colheita de Frutos e Pássaros Perdidos são outros livros que recomendo”, conclui. Durante sua fala, Sônia também apresentará alguns de seus trechos preferidos do autor.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Rabindranath Tagore

Nascido em 7 de maio de 1861, em Calcutá, na Índia. A extensa obra do poeta, escrita em bengali, é influenciada pela literatura ocidental e indiana, e é um expoente do “Renascimento” de Bengala – um movimento de reforma social ocorrido no final do século 19 e no início do 20, durante o período de domínio britânico. Incentivado pelo poeta irlandês William Butler Yeats, o poeta indiano publicou a tradução de seus poemas. Em 1913, por Gitanjali (“Oferenda Lírica”, em português), tornou-se o primeiro asiático a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Era um grande incentivador da independência da Índia.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

Mesa celebra os 160 anos do nascimento de Rabindranath Tagore, poeta indiano.

20/05 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário
bottom of page