top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural fará oficina de redação gratuita


Nos dias 10 e 11 de março, às 19h, a professora Patrícia Danielle dará dicas para concurseiros e vestibulandos


Para muita gente, a redação é a vilã das provas. Ela toma tempo, desperta ansiedades e é determinante na aprovação de concursos e vestibulares. De acordo com a professora Patrícia Danielle, entretanto, as coisas podem ser muito mais simples e é para facilitar a relação de estudantes com as redações que ela ofertará uma oficina gratuita na programação da BDB Cultural nos dias 10 e 11 deste mês, às 19h.


Foto: Professora Patrícia Daniele/Acervo Pessoal


O curso de 4h de duração é voltado para quem quer se organizar melhor na hora de criar seus textos para provas, em especial o texto dissertativo-argumentativo, o queridinho das bancas de seleção, conhecido por sua sisudez. Segundo a professora Patrícia, entretanto, não precisa ser assim. “Há um espaço para a criatividade, para a expressão. O que é preciso, porém, é dominar a norma, o padrão da língua, e não fugir ao tema. Dentro disso, porém, quem consegue inovar até chama atenção do avaliador”, diz ela.

Não faltarão, na oficina, dicas para alcançar este nível de domínio textual. As inscrições para o curso serão feitas on-line e ficam abertas até 09 de março ou até as 12 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário de cadastro disponível no link https://forms.gle/NVbuZEwB5kFGzTcY9 . Um certificado de participação será dado àqueles que assistirem aos dois dias de aula.

Usando a plataforma Zoom, o evento será, em seus dois dias de realização, das 10h às 21h. De acordo com a professora, o curso irá discutir a estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), apresentará quantos parágrafos são ideais para um texto dessa modalidade e também palavras-chave que podem ser usadas em cada um dos parágrafos. A ementa ainda prevê um estudo de substituições lexicais, para evitar fazer um texto repetitivo, e inclui a apresentação redações exemplos, tanto positivos como negativos.

“Redação é treino, um exercício prático. Você tem que ter uma bagagem, um conhecimento pessoal, especialmente o concurseiro, antes de fazer seu texto. O estudante tem de estar sempre antenado ao mundo, ler tudo que cair na sua mão e ter o olho atento para as incorreções gramaticais”, diz a professora Patrícia.


A redação como oportunidade

Para muitos alunos, porém, a redação é um bicho de sete-cabeças e no momento de tensão social que vivemos, o estresse pode ser o principal inimigo do aluno. “A pandemia foi problemática, já deixa a gente nervoso. Temos que fazer um exercício de se acalmar antes. É ter tranquilidade no escrever, se desligar do mundo, dar uma viajada ali durante a prova. A escrita pode ser justamente esse instrumento de tirar a tensão, a ansiedade, é até uma válvula de escape. E, claro, quanto mais prática o aluno tiver, mais confortável ele fica”, complementa a professora.

Para o coordenador de atividades formativas da BDB Cultural, Fernando Vieira, a atividade é importante justamente como uma oportunidade neste momento de pandemia e alto desemprego. “Temos muita gente que está em casa e que vai poder aproveitar esse momento para um estudo produtivo, para tentar concursos, uma nova carreira, e para todas essas aventuras uma oficina de redação como esta será uma peça fundamental”, afirma.


Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) da iniciativa.


Sobre Patrícia Danielle

A professora Patrícia Danielle dos Santos é maranhense radicada em Brasília. O que não lhe faltam são profissões: é professora de português, de inglês, além de pedagoga, administradora, escritora e revisora de textos. Trabalhou em cursos de graduação e pós-graduação de instituições particulares do DF como a Unieuro e a UDF. É poeta e membro de diversas academias e agremiações de escritores pelo país.


Serviço:

BDB Cultural – Março de 2021

Oficina de redação para concursos e vestibulares com a professora Patrícia Daniele.

10 e 11/03 - Aula exclusiva para os inscritos das 19h às 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page