top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural fará curso gratuito de ritmos latinos no violão

+Professor Gabriel Paes, um especialista nos ritmos sul-americanos, fará um curso gratuito nos dias 06 e 13 de março


* Foto: Prof. Gabriel Paes - foto Luan Lopez/Arquivo Pessoal


Dos mariachis mexicanos à nossa bossa nova, o violão, com suas muitas adaptações, se incluiu em diversos ritmos das identidades latino-americanas. Essa relação de música e cultura se fará ainda mais evidente no curso “Ritmos latinos” que a BDB Cultural oferecerá nos próximos dois sábados — dias 06 e 13 deste mês. Ministrado por Gabriel Paes, o curso gratuito se volta aos violonistas de nível intermediário e pretende abrir as fronteiras de seus repertórios para outras visões deste instrumento.

O curso de 8h de duração é voltado, portanto, para quem já tem um contato com o instrumento. As inscrições serão feitas on-line e ficam abertas até 05 de março ou até as 12 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário de cadastro disponível no link https://forms.gle/WMvwd2JDMqqAW82h7 . Um certificado de participação será dado àqueles que assistirem aos dois dias de aula.

Usando a plataforma Zoom, o evento será, em seus dois dias de realização, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para participar, é preciso ter apenas um violão afinado e um acesso estável à internet. Ao longo do curso, segundo o professor, serão feitos exercícios tentando “tirar de ouvido” as partituras de algumas músicas famosas da latinidade — e serão ensinadas técnicas para isso também.


Um instrumento com identidade


O professor Gabriel Paes, que fez parte de sua formação na Argentina, aponta que o curso quer passar conceitos mais práticos. “Coisas como ritmo, levada, assim como a estilística e a estética dos acordes, isso não se aprende só na leitura de um material. São coisas que são mais sensoriais, rítmicas mesmo. Tem a ver com o corpo e com uma sensibilidade muito prática”, diz ele.

“A gente compartilha muitas coisas da identidade latina, não só os sofrimentos do nosso processo colonial, mas as cores, os sabores e os ritmos. Os alunos farão muitas conexões entre o que vemos em nossos contextos e esses ritmos”, completa Gabriel.

Para o coordenador de atividades formativas da BDB Cultural, Fernando Vieira, em um momento de recrudescimento do isolamento como o que vivemos, é importante que a programação de cursos da iniciativa continue ativa e pensando em sonoridades festivas, como as latinas. “A cultura em toda a América Latina foi feita por pessoas que buscavam criar produtos para lidar com dificuldades da vida. Acho que nada poderia combinar tão bem com esse momento complicado da pandemia no país”, afirma.


Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) da iniciativa.


Sobre o professor Gabriel Paes


O professor brasiliense Gabriel Paes era um autodidata do violão até mudar-se para a Argentina, em 2014, onde fez sua primeira formação técnica. Por lá, ele chegou a fazer parte, a partir de 2018, dos alunos do Conservatório Superior de Música de Buenos Aires e atuou em projetos de divulgação da cultura brasileira, especialmente a de tradições musicais do nordeste, centro-oeste e sudeste dentro do território argentino. Ele retornou a Brasília em 2020 e segue sua formação acadêmica aqui, especializando-se em arranjos.


Serviço:


BDB Cultural – Março de 2021

“Ritmos Latinos” com Gabriel Paes, 8 horas de duração.

Inscrições até dia 05 de março, de graça.

06 e 13/03 - Curso ministrado via Zoom para os 12 inscritos da BDB Cultural. Das 10h às 12h e das 14h às 16h.


Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

27 visualizações0 comentário
bottom of page