top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural celebra o aniversário da Biblioteca Demonstrativa


  • Programação de novembro contará com doze atividades gratuitas, entre elas dois shows musicais, o lançamento do Festival de Poesia Cantada BDB e muito mais



FOTO: Hall da BDB - Lucas Rezende/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em novembro de 2022 contará com doze eventos e terá um clima de festa. No dia 20 de novembro a Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) celebra os 52 anos de sua abertura. A história da instituição foi contada em um site especial da BDB Cultural: https://www.bdbcultural.com.br/bdb-50-anos-de-hist%C3%B3ria


Em comemoração ao aniversário, o primeiro em oito anos que poderá ser realizado presencialmente junto do público frequentador, a BDB Cultural preparou uma agenda intensa de atividades concentradas no dia 18. Além disso, a agenda também terá uma programação especial pensada para o Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Agenda de aniversário

A festa começa cedo no dia 18. Às 13h, também no auditório da BDB Cultural, haverá uma nova edição do “Cine BDB”, mais uma vez resgatando clássicos do cinema nacional em sessão dupla de curtas, desta vez trazendo dois filmes sobre os bastidores da Independência do Brasil, tema tão caro à agenda da BDB Cultural: "Memória da Independência - Exposição piloto” (1972) e “O Brasil de Pedro a Pedro" (1972).


Já às 15h haverá uma visita de um grupo de estudantes de escolas públicas para participar da quarta edição da “Visita Guiada à BDB", atividade exclusiva aos alunos, mas que, como de praxe, vai ser realizada em conjunto com uma contação de histórias que é aberta aos interessados, às 15h30. Este mês, a BDB Cultural levará ao palco a contadora de histórias Salete Moreira.


Fechando a agenda do dia de festa com alto-astral, a BDB Cultural volta a receber João Daniel e a banda Hey, Johnny. Liderada pelo jovem, carismático vocalista, atuante no combate ao preconceito contra o autismo, a Hey, Johnny vai passar por um repertório de rock lotando o auditório da BDB às 19h. Todas as atividades organizadas pela BDB Cultural são gratuitas.

Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Outra programação fundamental na programação do mês de novembro na BDB Cultural será a realização do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) pela Secretaria Nacional de Cultura e que movimentará parte da agenda da BDB Cultural.

Será realizada uma oficina on-line sobre “Como produzir projetos culturais” para bibliotecários com Cleide Soares. A oficina de 10h foi pensada para os participantes do encontro, mas será aberta para inscrições de bibliotecários de todo o país e será realizada nos dias 21, 22, 23, às 19h, e com encerramento no dia 24, às 9h.

Programação do mês

Apesar de concentrar um terço de sua programação no dia do aniversário da BDB e também se dedicar ao Encontro do SNBP, o mês de novembro ainda oferece muitas atividades artísticas, formativas e terapêuticas para o público, e entre elas uma novidade: o aquecimento para o festival de poesia cantada da BDB Cultural.


Logo no dia 07 deste começam as inscrições do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade. A seletiva deve durar o mês inteiro com uma apresentação de premiação em dezembro. Haverá duas categorias de premiação, uma dedicada à música e outra à poesia oral.


Além disso, todos os queridinhos da programação regular seguem ativos e este mês a agenda ainda contará com uma dose dupla de oficinas. Entre os dias 07 e 10 de novembro a professora Malca Vieira dará uma oficina on-line sobre encadernação de livros com métodos simples e elegantes. Esta atividade é derivada de uma oficina semelhante, prevista para o mês de outubro, que foi remarcada devido a problemas pessoais da professora selecionada.


No dia 11, a programação artística contará com uma apresentação da cantora Ana Reis que levará ao palco da biblioteca um repertório de música brasileira, abrangendo também o samba. Além destes eventos destacados, a BDB Cultural terá ainda no dia 09 um “Encontro terapêutico” híbrido com o escritor Alexandre Romero e a psicóloga e escritora Nelzimar Maria Batista da Costa Ribeiro, sobre o tema “Escrita Terapêutica"; Já no dia 28 está programado um “Encontro de mulheres” presencial com o tema “Arquétipos femininos” com a professora de filosofia Lucia Helena Galvão, da Nova Acrópole do Brasil. Encerrando o mês, no dia 30, a BDB Cultural retoma sua agenda de mesas em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil, neste mês recebendo escritores que tomaram o período da Independência e a proclamação da República, como mote central de seus livros, Chiara Chiodarot e Aguinaldo Tadeu.


É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial. As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 07/11, 10h (on-line) – Abertura das Inscrições do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade. As inscrições seguem até o dia 27

  • 07, 08, 09 e 10/11, 19h (on-line) - Oficina de “Encadernação" com Malca Vieira exclusiva para inscritos.

  • 09/11, 19h (on-line) - “Encontro Terapêutico” híbrido com o escritor Alexandre Romero e a psicóloga Nelzimar Maria Batista da Costa Ribeiro, sobre o tema “Escrita Terapêutica".

  • 11/11, 19h30 (presencial) – Apresentação musical presencial de música brasileira com Ana Reis.

  • 16/11, 19h30 (presencial) - “Biblioteca de Gentes”.

  • 18/11, 13h (presencial) – “Cine BDB” com dose dupla dos curtas "Memória da Independência - Exposição piloto” (1972) e “O Brasil de Pedro a Pedro" (1972).

  • 18/11, 15h (presencial) - Grupo de estudantes de escolas públicas participa presencialmente da “Visita Guiada à BDB".

  • 18/11, 15h30 (presencial) - Contação de histórias presencial com Salete Moreira.

  • 18/11, 19h (presencial) - Sexta sonora presencial com João Daniel e a banda Hey, Johnny.

  • 21, 22, 23, às 19h e 24, às 9h (on-line) - Oficina on-line “Como produzir projetos culturais” para bibliotecários com Cleide Soares. Atividade parte do Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas.

  • 28/11, 19h30 (presencial) - “Encontro de mulheres” presencial com o tema “Arquétipos femininos” com Lucia Helena Galvão.

  • 30/11, 19h30 (presencial) – Mesa híbrida com um convidado presencial e um on-line sobre romances históricos terá os escritores Chiara Chiodarot e Aguinaldo Tadeu

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page