top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural apresentará 16 eventos on-line em agosto

Atualizado: 26 de set. de 2021


  • Kazuo Okubo, Cristino Wapichana e declaração de amor à biblioteca estão entre os convidados da programação deste mês na BDB Cultural


  • Agenda da iniciativa terá shows, oficinas, debates e até uma maratona poética em homenagem ao Dia dos Pais


FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro - Divulgação


A programação da BDB Cultural em agosto abordará uma ampla variedade de temas, desde eventos lembrando datas especiais do calendário, como o Dia dos Pais e o Dia do Estudante, até oficinas formativas que prometem ajudar e muito os interessados em fotografia e audiovisual. Começamos pelas oficinas, que são gratuitas e exclusivas para inscritos. Com “Linguagem e expressão fotográfica”, o renomado fotógrafo Kazuo Okubo fará uma oficina gratuita de seis dias de duração, de 09 a 14, tentando ajudar jovens fotógrafos a encontrar seu próprio olhar e propondo até novos jeitos de capturar o mundo.

Ainda dentro das atividades formativas da iniciativa, a BDB Cultural receberá outra oficina de seis dias de duração, essa com o cineasta publicitário Pedro Bedê, dos dias 16 a 25, com aulas apenas de segunda a quarta. Ele apresenta o curso “Edição e criação de vídeos”, especialmente para quem se interessa em produzir conteúdo independente on-line. Para ambas oficinas, serão 30 vagas ofertadas neste mês.

Atividades artísticas

Já nas atividades artísticas, a música terá especial destaque. Propondo uma jovem e instrumental mistura de jazz, música eletrônica e rock, o Trio Protofonia apresenta suas composições originais no “BDB é show!” deste mês, no dia 27. Já no dia 19, o cantor, compositor e poeta Lula Barreto se apresenta no “Quinta Sonora”.

A BDB Cultural também apresentará neste mês uma nova exposição de artes visuais, desta vez recebendo os trabalhos da série “Geometria abstrata”, do artista plástico Hosana Bezerra, a partir do dia 20. E fechando os destaques da programação artística, a apresentação de teatro de bonecos da Cia. Voar, no dia 29, levando para a biblioteca a peça infantil “Os meninos verdes”.

Mesas de debate

Como de praxe, a programação da BDB também terá um espaço para o debate sobre as artes e a sociedade. Entre os eventos que estão agendados para este mês está uma conversa com a professora e escritora Cristina Guilherme, que usava o espaço da BDB para estudar, e que retorna — virtualmente — à biblioteca para falar de sua relação de amor com o espaço. Esse evento, que será realizado no dia 11, é uma homenagem da BDB Cultural ao Dia do Estudante.

A programação de agosto inclui ainda um bate-papo da escritora Adriana Kortlandt com o escritor Cristino Wapichana, no dia 22, lembrando o Dia dos Povos Indígenas. Ele fala do seu livro, A boca da noite, e a sua relação com a literatura tradicional.

Também teremos uma mesa com as escritoras Tatiana Nascimento, Cristiane Sobral e Nanda Fer Pimenta falando sobre a literatura produzida por mulheres negras. A conversa mediadas pela comunicóloga Kelly Quirino será transmitida no dia 14.

Abaixo, publicamos o calendário completo com cada uma das atividades preparadas para o mês. É importante ressaltar que a programação conta com interpretação em Libras em todas as atividades artísticas — excluídas as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações, em especial devido às medidas de proteção que possam ser adotadas no combate ao coronavírus.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Os itens destacados em azul são os que acreditamos que podem chamar mais atenção dos colegas da imprensa. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em Libras:


  • 05/08, 21h = Mesa em comemoração ao bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, poeta francês autor de As flores do mal, obra fundadora da poesia moderna. Participam do debate a professora Margarida Patriota, que acaba de lançar uma edição bilíngue deste texto, a poeta Raquel Naveira e o crítico literário Maurício Melo Júnior.

  • 06/08, 21h = “Cine BDB” terá o retorno do cineasta Vladimir Carvalho, agora com a exibição de “O homem de areia” (1982), documentário sobre o escritor José Américo de Almeida, de A Bagaceira. Exibição celebra o Dia do Documentário Brasileiro, comemorado em 07 de agosto.

  • 08/08, 17h = Em comemoração ao Dia dos Pais, a BDB Cultural exibe uma maratona poética com vídeos de dezenas de poetas brasileiros contemporâneos recitando poemas inspirados nas figuras paternas.

  • 09/08, 19h = Oficina “Linguagem e expressão fotográfica” com o renomado Kazuo Okubo. A atividade de seis dias de duração com encontros de segunda à sexta, às 19h e fechando. Acesso exclusivo para inscritos.

  • 11/08, 21h = Em celebração ao Dia do Estudante, a BDB Cultural exibe um bate-papo com a escritora Crtistina Guilherme, que estudava para concursos em nosso espaço e que falará sobre sua relação de amor com a BDB.

  • 14/08, 17h = Mesa “Escritos de mulheres negras: outras narrativas” recebe as escritoras brasilienses Cristiane Sobral, Nanda Fer Pimenta e Tatiana Nascimento. A mediação do debate é da doutora em comunicação Kelly Quirino.

  • 15/08, 17h = Apresentação da contadora de histórias Leda Dal Magro.

  • 16/08, 19h = Cineasta com larga experiência na publicidade, Pedro Bedê ministra a “Oficina de edição e criação de vídeo”. A atividade de duas semanas segue até o dia 25, com encontros de segunda à quarta, sempre às 19h. Acesso exclusivo para inscritos.

  • 19/08, 21h = “Quinta sonora” recebe o cantor, compositor e poeta Lula Barreto.

  • 20/08, 21h = Estreia de uma nova exposição virtual de arte na BDB Cultural: “Geometria abstrata”, do artista plástico Hosana Bezerra.

  • 21/08, 17h = Mesa “Os desafios da deficiência intelectual e múltipla” faz um debate sobre a inserção social de pessoas com deficiência especialmente no âmbito educacional. Participa do evento a professora Lair Franca.

  • 22/08, 17h = Em comemoração ao mês em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas (9/8), a BDB Cultural recebe o escritor Cristino Wapichana, de A boca da noite, que fala da cosmovisão e das dinâmicas sociais do povo Wapichana.

  • 26/08, 19h = Oficina “A receita do bolo” com o escritor Roberto Klotz ajuda a descomplicar o processo de criação de redações para concursos e vestibulares. A atividade de três dias segue na sexta, 27, e na segunda, 30. Acesso exclusivo para inscritos.

  • 28/08, 17h = Lembrando o Dia do Psicólogo (27/08), o “Encontro Terapêutico” recebe a terapeuta Simone Andrade para um bate-papo com o tema “Descomplicando a personalidade à luz do eneagrama”.

  • 29/08, 17h = Apresentação teatral com a Cia. Voar Teatro de Bonecos com o espetáculo “Os meninos verdes”, peça infantil adaptada do livro homônimo de Cora Coralina.

50 visualizações0 comentário
bottom of page