top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural apresentará 12 eventos on-line em setembro

Atualizado: 27 de set. de 2021


  • UdiGrudi, Erasmo Dibell, Sarau poético, Ana Solino e oficinas de dança estão entre os destaques da programação deste mês na BDB Cultural


FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro/BDB Cultural


A programação da BDB Cultural em setembro está cheia de doses duplas e até triplas. A agenda, já famosa pela diversidade de temas e públicos, terá três eventos com direito a bis: o primeiro é o “BDB é show!”, grande espetáculo realizado mensalmente na biblioteca, mas que será dobrado este mês com Erasmo Dibell e um grupo de música caribenha (veja mais no subtítulo “Música”).

Já entre as atividades formativas, o evento “Mulheres empoderadas”, que mensalmente exalta a presença feminina em diversos âmbitos da arte e da sociedade, também terá edição extra, com realização nos dias 24 e 30 (veja mais no subtítulo "Mesas”). Fechando a lista de dobradinhas, chegam as oficinas de dança, cada uma dedicada a um ritmo, realizadas em três finais de semana de setembro (veja mais no subtítulo "Oficinas”).

Destaques

Entre os eventos, destacamos a participação da Companhia de Teatro Udi Grudi, que está prestes a comemorar 40 anos de palcos. O grupo apresenta na agenda da iniciativa o espetáculo “ConSerto”, uma comédia-musical pautada na reciclagem, no dia 26.

Também entre os destaques está a realização do segundo Sarau da BDB Cultural. Assim como na edição de janeiro, um sucesso que trouxe os artistas de Brasília de volta à Biblioteca Demonstrativa após a reforma do espaço, esta noite de poesia e música também será comandada por Mauro Rocha, poeta brasiliense. A exibição do encontro de mais de 20 artistas radicados na cidade para criar e dialogar será no dia 12.

Música

As atividades artísticas do mês ainda incluem um bom espaço para a música. O som já começa com a edição de setembro do “Quinta sonora”, dia 09. Nela, a iniciativa recebe seu primeiro show de reggae, com a banda Tribawê, criada em Planaltina-DF.

Já no dia 17, aceleramos o passo para acompanhar a salsa, o mambo, a cumbia e os outros ritmos distribuídos pela banda Sabor de Cuba no “BDB é show!”. O grupo atua há sete anos em Brasília-DF, com músicos locais e da ilha caribenha.

Por fim, no dia 23, uma segunda edição doBDB é show!” recebe o compositor, cantor e violonista maranhense Erasmo Dibell, célebre por suas parcerias com Fagner, Zeca Baleiro, Rita Benneditto, entre outros, que traz um repertório que mescla o reggae e a MPB para a agenda.

Oficinas

Entre os eventos formativos que estão agendados para este mês, o destaque fica para uma oficina de produção de cordéis com o escritor Marco Haurélio, um especialista nesta literatura regional e também no folclore que a cerca. Essa atividade será realizada entre os dias 21 e 23.

Mesas

Já nas mesas de debates e bate-papos, destacamos uma edição dupla do “Mulher Empoderada”, que será realizada nos dias 24 e 30. A primeira discutindo as relações sociais da mulher com a biblioteca como campo profissional. A segunda, sobre as mulheres e a arquitetura de bibliotecas. No dia 03, também teremos uma nova edição de uma mesa que mensalmente ocupa nossa agenda, o “Encontros terapêuticos”, desta vez lembrando a importância da prevenção ao suicídio incentivada pelo Setembro Amarelo, por meio da discussão do tema “como lidar com críticas”.

Também recebemos o professor e escritor Marcos Fabrício, no dia 03, que faz um passeio por clássicos da literatura nacional e como eles representaram o meio ambiente.

Abaixo, publicamos o calendário completo com cada uma das atividades preparadas para o mês. É importante ressaltar que a programação conta com interpretação em Libras em todas as atividades artísticas — excluídas as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações, em especial devido às medidas de proteção que possam ser adotadas no combate ao coronavírus.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Os itens destacados em azul são os que acreditamos que podem chamar mais atenção dos colegas da imprensa. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em Libras:


  • 03/09, 21h = Em homenagem ao Setembro Amarelo, a iniciativa recebe Bruno Saviotti para o “Encontro terapêutico” com o tema “Como lidar com críticas”.

  • 05/09, 15h = Mesa com o escritor Marcos Fabricio Lopes da Silva debate os contatos entre a literatura e a consciência ecológica.

  • 09/09, 21h = “Quinta sonora” recebe o grupo de reggae Tribawê, primeiro do estilo a tocar na BDB Cultural.

  • 10/09, 21h = Cineclube “Cine BDB” exibe o documentário “Trilha sonora da cidade”, de Edu Felistoque.

  • 12/09, 17h = Após o sucesso em janeiro, o Sarau organizado pelo poeta Mauro Rocha volta a ocupar a programação da BDB Cultural reunindo um grupo de mais de vinte escritores e músicos.

  • 17/09, 21h = “BDB é show!” se entrega aos ritmos caribenhos com o grupo Sabor de Cuba.

  • 19/09, 17h = Apresentação da contadora de histórias Ana Solino.

  • 20/09, 19h = Oficina de escrita de cordel recebe o escritor e especialista em folclore nacional Marco Haurélio. A atividade de três encontros segue diariamente até dia 22, quarta-feira, sempre às 19h. Acesso exclusivo para inscritos.

  • 23/09, 21h = “BDB é show!” recebe o cantor maranhense Erasmo Dibell, célebre por suas parcerias com Fagner, Zeca Baleiro, Rita Benneditto, entre outros.

  • 24/09, 21h = Primeira edição do “Mulher empoderada” de setembro vai discutir as relações das mulheres com as bibliotecas. Participam Simone Bastos e Cleide Soares.

  • 26/09, 17h = O célebre grupo teatral UdiGrudi apresenta seu espetáculo “ConSerto”, uma comédia-musical em que os atores criam instrumentos e exploram suas sonoridades.

  • 30/09, 21h = Encerrando a agenda com mais uma edição do “Mulher empoderada” que discute as mulheres e a arquitetura de bibliotecas, capitaneado por Lia Siqueira.


37 visualizações0 comentário
bottom of page