Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural apresentará oito atividades on-line em janeiro de 2022


  • Programação da BDB Cultural é retomada com foco na diversidade de linguagens e temas


  • Destaque do mês fica com espetáculo de teatro de bonecos e curso gratuito sobre a LGPD


FOTO: Fachada da Biblioteca Demonstrativa do Brasil - Gustavo Cordeiro/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em janeiro de 2022 trará oito eventos on-line para o público, de apresentação teatral a curso gratuito, passando por exposição de arte e contação de história, tudo gratuito e disponível on-line.

Entre os destaques está a apresentação do renomado grupo brasiliense de teatro de bonecos Mamulengo sem Fronteiras que apresentará no dia 23 a peça “Exemplos de Bastião”. Na montagem, um palhaço de Folia de Reis se mete em várias confusões por onde passa.

Também destacamos a participação da contadora de histórias Queila Branco na nossa agenda, no dia 30, e a estreia de uma exposição com quadros de Tony Lima que ainda não foram exibidos ao público, marcada para o dia 21.

Há ainda um curso, também com participação gratuita, mas que exige inscrições prévias, que explicará para o público geral e especialmente para gestores culturais os impactos da adoção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como adequar-se a ela com aulas dadas por um advogado especialista e emissão de certificado após o curso. As aulas vão de 24 a 27 deste mês.

Abaixo, publicamos o calendário resumido com cada uma das atividades preparadas para janeiro. É importante ressaltar que a programação conta com interpretação em Libras em todas as atividades artísticas — excluídas as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

No final de dezembro de 2021 foi assinado um termo aditivo que permite a continuidade do Termo de Colaboração que tornou possível o surgimento da iniciativa BDB Cultural entre o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 19/01, 19h = Mulher Empoderada, “Mulheres que levam o Brasil para o mundo”, com Maria Alice Freire, uma das desenvolvedoras do Sistema Florais da Amazônia, uma terapia com flores amazônicas que é oferecida pelo SUS.

  • 20/01, 19h = Mesa “A poesia na Semana de Arte Moderna”, com os poetas Antonio Miranda, Luis Turiba Augusto Niemar e mediação de Victor Tagore.

  • 21/01, 21h = Exposição “Intimista” com o artista Tony Lima, que volta à BDB depois de sua última exposição no espaço, em 2002.

  • 23/01, 17h = Apresentação de “Exemplos de Bastião”, espetáculo teatral de bonecos do Mamulengo sem Fronteiras.

  • 24 a 27/01, 19h = Oficina da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), da segurança de informação, com Alisson Possa, advogado, membro da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB Nacional e Secretário-Geral da Comissão de Direito Digital da OAB/DF.

  • 28/01, 21h = “Cine BDB” com exibição do filme “João e o pé de feijão” (2018), um filme de teatro de bonecos da Voar Arte para Infância.

  • 30/01, 17h = Contação de histórias com Queila Branco.

  • 31/01, 19h = “Encontro Terapêutico” com o terapeuta Mario Salomão, sobre o medo como um degrau de crescimento.


22 visualizações0 comentário