Buscar
  • BDB Cultural

BDB Cultural apresentará 14 eventos on-line em maio

Atualizado: Mai 10

Programação terá agenda especial para interessados em quadrinhos, contação de histórias e o Dia das Mães

Atividades musicais, teatrais e de literatura estão previstas, além das tradicionais oficinas e mesas de debate


FOTO: BDB fachada - Gustavo Cordeiro/BDB Cultural


A programação da BDB Cultural chega ao quinto mês de atividades. A programação de maio traz alguns destaques, especialmente pela combinação de atividades que serão realizadas em diferentes datas. Um exemplo é a programação especial para os quadrinhos. Teremos, nos dias 24 e 25, segunda e terça-feira, uma oficina de criação para a nona arte com a quadrinista e artista plástica Verônica Saiki, atividade exclusiva para inscritos. No domingo da mesma semana, dia 30, é a vez de quem está aprendendo a pôr a mão na massa e do público-geral se encontrar com profissionais do ramo. Gian Danton, Alexandre Lobão, Lucas Marques Sampaio e Priscilla da Silva Miranda se reúnem para falar da "A importância dos Quadrinhos no processo de leitura".

A programação de maio ainda inclui mais duas atividades, essas em um diálogo inesperado. A agenda se inicia no dia 04 com uma homenagem ao Dia das Mães com um bate-papo com Maria da Glória Nascimento de Lima, a Glorinha, “Mulher empoderada” que cuidou de mais de 2,5 mil crianças abandonadas no DF e que começou sua jornada de cuidado aos oito anos de idade. Ela fala sobre a transformação de sua vida e de como, com amor, transformou e ainda transforma a de muitos outros. A história dela foi contada no livro A casa da vida (2017), escrito pela psicóloga e escritora Adriana Kortlandt, que será a convidada de um evento que vai a outro oposto. Enquanto Glorinha fala de como semear a vida, Adriana participa do “Encontro terapêutico” no dia 17 que discute “O luto em tempos de pandemia”.

A programação do mês de maio ainda inclui um show musical com o trio vocal paraibano de forró As Januárias, no dia 14; uma ocupação circense dos espaços da biblioteca promovida pelo grupo Trupe Raiz, no dia 16; a transmissão de Celeste & Estrela (2005), uma comédia de Betse de Paula com Dira Paes e Ana Paula Arósio no elenco, no dia 21, e muito mais.

Abaixo, publicamos o calendário completo com cada uma das atividades preparadas para o mês. É importante ressaltar que a programação conta com interpretação em Libras em todas as atividades artísticas — excluídas as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações, em especial devido às medidas de proteção que possam ser adotadas no combate ao coronavírus.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Os itens destacados em azul são os que acreditamos que podem chamar mais atenção dos colegas da imprensa. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em Libras:

  • 04/05, 19h = Edição de maio do “Mulheres empoderadas” recebe Maria da Glória Nascimento de Lima, a Glorinha, para a mesa A mãe das mães. Retratada no livro A casa da vida (2017), premiado como melhor livro de não-ficção no Latino Book Awards 2018, Glorinha é fundadora do Lar da Criança Padre Cícero, instituição que deu abrigo a mais de 2,5 mil pessoas.

  • 05/05, 19h = No Dia Mundial da Língua Portuguesa, a BDB Cultural recebe mesa com o bate-papo com os professores José Augusto Carvalho e Alexandra Rodrigues.

  • 06/05, 19h = Mesa faz homenagem ao Dia Mundial da Matemática recebendo os professores Paulo Garcia de Andrade, Maria Das Dores Brigagão e Ana Gabriella de Oliveira.

  • 07/05, 19h = Mesa faz homenagem ao Dia da Literatura Brasileira (1º de maio) sobre “A paixão pelos livros”, com o Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e o bibliófilo e poeta Rossini Garcia.

  • 08/05, 10h = A Oficina Cultura Maker continua com suas atividades iniciadas em abril. Neste mês teremos encontros nos dias 08, 22 e 29. Atividade segue até 26 de junho.

  • 14/05, 19h = Edição de maio do “BDB é show!” recebe o grupo paraibano “As Januárias”. O trio feminino de forró, xaxado e baião criado em 2017 pelas cantoras e instrumentistas Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e Sidcléa Cavalcanti.

  • 16/05, 17h = O circo ocupa a BDB Cultural com uma apresentação do grupo “Trupe Raiz do Circo.”

  • 17/05, 19h = O “Encontro terapêutico” de maio será com a escritora e psicóloga Adriana Kortlandt que discute “O luto em tempos de pandemia”.

  • 20/05, 19h = Mesa celebra os 160 anos do nascimento de Rabindranath Tagore, poeta indiano que foi o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. Comenta a importância da obra e da figura política de Tagore a escritora Sônia Zaguetto, especialista na obra dele.

  • 21/05, 19h = "Cine BDB” terá a transmissão de Celeste & Estrela (2005), uma comédia de Betse de Paula. Produção que faz uma crítica afiada às dificuldades de fazer cinema no Brasil traz Dira Paes e Ana Paula Arósio no elenco.

  • 23/05, 17h = A BDB Cultural recebe uma contação de histórias com Jorge Marinho, um jovem ator que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário nacional de contação de histórias, ocupando a programação de importantes centros culturais, como o CCBB.

  • 24/05, 19h = Oficina de redação de roteiro para quadrinhos com a professora Verônica Saiki. A atividade se repete no dia 25, no mesmo horário. Exclusivo para inscritos.

  • 27/05, 19h = “Quinta sonora” de maio recebe o violonista Agilson Alcântara.

  • 30/05, 17h = Mesa de debates em homenagem aos quadrinhos recebe os quadrinistas Lucas Marques, de Cesariana (2019), Priscila Miranda, de Never Late, e os autores da Bíblia dos Quadrinhos, Gian Danton e Alexandre Lobão.


36 visualizações0 comentário