top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

BDB Cultural apresenta filme sobre Clarice Lispector

• Sessão será realizada no dia 07, às 13h, e abre as comemorações do aniversário de 52 anos da BDB

FOTO: Cena do filme curta-metragem Perto de Clarice - Reprodução


Na semana em que lembramos os 102 anos do nascimento e os 45 anos da morte de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras da história da literatura nacional, a BDB Cultural presta uma homenagem a ela com a exibição do curta-metragem documentário “Perto de Clarice” no “Cine BDB” de dezembro, sessão que será realizada no dia 07, às 13h, no Auditório da BDB (506/507 Sul).


“Perto de Clarice” (1982), de 12 minutos, foi lançado apenas cinco anos após a morte da escritora por encomenda da Embrafilme. Com direção de João Carlos Horta, o documentário reúne entrevistas com admiradores de Clarice e intercala os depoimentos com leituras de trechos de contos de Clarice feitos pela atriz Hileana Menezes.


Além disso, “Perto de Clarice” tem cenas emocionantes que registram como foi o velório da escritora —uma cerimônia judaica—; a comoção nacional em torno de sua morte; e também trechos da célebre entrevista que ela deu para um meio televisivo: a conversa com Júlio Lerner para o “Panorama” da TV Cultura e que ela autorizou que fosse exibida apenas depois de sua morte.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.


“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre João Carlos Horta

João Carlos Horta foi um diretor de cinema e um especialista em fotografia para o audiovisual com atuação especialmente entre os anos 1960, 1970 e 1980. “Perto de Clarice” (1982) foi o último filme que ele dirigiu. Assinou outros seis curtas e a direção de fotografia de dezenas de filmes, sendo um dos maiores conhecedores da Funarte de fotografia em técnicas do século 19 como albumina, cianotipia e goma bicromatada.

Serviço:

BDB Cultural – Dezembro de 2022

“Cine BDB” apresenta o curta-metragem documentário “Perto de Clarice” (1982).

07/12, quarta-feira, às 13h- Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdbcultural


12 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page