top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Autora Adelaide Paula fala sobre literatura negra na BDB Cultural

⦁ Programação de fevereiro se encerra com encontro com a autora no dia 28, às 19h30


FOTO: Escritora Adelaide Paula - Acervo pessoal


Fechando com chave de ouro a programação da BDB Cultural de fevereiro, a iniciativa contará com um encontro com a escritora Adelaide Paula. No dia 28, às 19h30, ela vai ao auditório da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (506/507 Sul) para falar de sua produção artística além de sua pesquisa sobre a literatura produzida por pessoas negras, sua história e suas tendências. Assim como toda a programação da BDB Cultural, o evento tem entrada franca.


A conversa deve girar em torno da produção da autora, que publicou em 2020 o romance Mãe o silêncio atrás da porta, com o qual foi finalista do prêmio Maria Firmina dos Reis. Pesquisadora da literatura produzida por negros no Brasil, especialmente por mulheres, Adelaide Paula também vai dedicar um espaço da conversa para ir além de sua relação com o ofício, pensando nas pontes entre literatura e raça de modo geral.


“Além de falar da minha carreira e da minha trajetória como escritora, gostaria de falar sobre a vivência de outras mulheres pretas como escritoras, especialmente em Brasília e na região do Entorno. Quero abordar desde o processo de subjetivação para se descobrir uma autora até a feitura e publicação dos livros”, afirma ela.


Investigadora do afrofuturismo —resumidamente, criações de futuro com tradições africanas— e de suas manifestações na literatura brasileira, Adelaide pretende levar este tema também à conversa na BDB Cultural já que, para ela, é aí que está o futuro da literatura brasileira. “Quero falar também sobre aspectos do afrofuturismo, uma tendência da literatura pós-colonialista que tem sido mais reconhecida no mercado editorial”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.


Sobre Adelaide Paula

Adelaide Paula nasceu em Brasília, onde estudou Letras e Espanhol e é mestre em literatura pela UnB. Atuou como professora por mais de trinta anos, desenvolvendo os projetos de incentivo à leitura e à escrita com protagonismo Juvenil. Em 2018, lançou na Bienal Internacional de São Paulo seu primeiro livro infantil Depois do arco-íris tinha uma escola. Em 2019, lançou na FLIP seu segundo livro infanto-juvenil As aventuras de Bonitona e a vida secreta dos bichos. O ano de 2020 marcou a sua estreia no gênero romance e lançou na FLIPOÇOS o livro Mãe o silêncio atrás da porta, com o qual foi finalista do prêmio Maria Firmina dos Reis. Já em 2021, trouxe ao público a coletânea de contos Você fica tão linda vestida de contos. Publica regularmente no site www.adelaidepaula.com e no Instagram @adelaidepaulaescritora. Atualmente, dedica-se à “Escrita Criativa e Terapêutica”, realizando encontros, oficinas e cursos nessas áreas. É membro do grupo de pesquisa da UNB, ligado ao CNPq, o Mayombe. É fundadora do coletivo de escritoras pretas Vozes de Anastácia. É membro do grupo Julho das pretas que escrevem ligado ao movimento Julho das Pretas. É co-fundadora da FLAME, @flame_unb , Feira de livros e arte de mulheres escritoras pretas, vinculado ao Núcleo de Escritoras Pretas da UNB.


Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023

Mesa presencial sobre a literatura com a escritora Adelaide Paula.

28/02, terça-feira, 19h30- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul)

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdb.cultural



49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page