Buscar
  • BDB Cultural

Aniversário de Brasília é comemorado com poesia na BDB Cultural


  • Escritoras Dad Squarisi e Amneres Santiago em um bate-papo em homenagem à capital federal


FOTO: Dad Squarisi - Divulgação


Brasília comemora neste dia 21 de abril os 62 anos de sua inauguração e a Biblioteca Demonstrativa do Brasil, radicada na capital federal e tão associada à história da cultura local, não poderia deixar de comemorar a ocasião. Para isso, a BDB Cultural presenteia a cidade com as palavras de duas autoras radicadas na cidade: Dad Squarisi e Amneres Santiago.


A mesa, que terá leitura de trechos tanto da obra de Amneres como de Dad, contará com mediação de Tagore Alegria, coordenador da pogramação de literatura da BDB Cultural e vai ao ar no próprio dia do aniversário, feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, às 21h.


Ambas autoras nasceram em outros lugares do mundo e escolheram Brasília como lar e por isso apresentam um olhar poético e profundo sobre a cidade. Cada uma delas falará da sua relação pessoal com a capital e apresentará textos e trabalhos que prestam homenagens literárias à capital.

FOTO: Amneres Santiago - Divulgação


“Eu sou candanga, vim para cá há quase 43 anos e a cidade me acolheu, por isso quis fazer muitas homenagens poéticas à cidade que culminaram no livro ‘Roteiro geopoético de Brasília’ e a geopoética é justamente isso, é você render uma homenagem literária ao espaço, um amor pelo território que eu tenho muito forte em mim”, adianta Amneres.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre as convidadas

Amneres Santiago é escritora e jornalista. Publicou 10 livros, nove de poesia e um de crônicas sobre Brasília. É natural de João Pessoa, “sou da beira do mar”, diz ela, mas vive há décadas na capital do país.

Dad Squarisi é jornalista e professora de redação profissional. Tem especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura. Escritora e articulista, é autora de diversos livros, em sua maioria manuais de redação e com dicas de estilo de escrita profissional, conhecida pela forma narrativa em que apresenta seus textos, mesmo os mais didáticos.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Bate-papo poético em homenagem ao Aniversário de Brasília

21/04, quinta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

8 visualizações0 comentário