top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

"Amor é um ato de coragem”, diz Conceição Freitas na BDB Cultural


  • Jornalista que ganhou um prêmio por suas reportagens “Amores Possíveis” fala sobre este complexo sentimento em um debate no dia 10, às 19h, nas vésperas do Dia dos Namorados

FOTO: Conceição Freitas - Acervo Pessoal


História de amor é um guarda-chuva amplo. Tem casais que vivem comédias, outros dramas. Tem amor antigo, tem fresco, tem recuperado. Essa diversidade de formas de amar foi representada, ao menos em parte, pela série de reportagens Amores possíveis da jornalista Conceição Freitas, que venceu o Prêmio Esso em 2006.


Os textos são sobre histórias de amor protagonizadas por pessoas com deficiência, mas isso foi apenas o que permitiu conectá-los uns aos outros. “Eram histórias que eu ria e que eu chorava ouvindo, tudo na mesma entrevista”, resume Conceição. A jornalista revisita essa série de reportagens no bate-papo “Amores possíveis”, que ocupará as redes sociais da BDB Cultural no dia 10, às 19h, como um adiantamento das comemorações do Dia dos Namorados.


“Amor é meu assunto preferido”, ela diz. “A gente começou com uma reportagem sobre uma menina que aprendeu Libras só para se comunicar com o homem que ela amava e daí foi buscando essas histórias de amor que tinham enfrentado barreiras físicas ou mentais. Acho que a grande lição que se tira é que mesmo no extremo mais terrível, na guerra, na doença, se vive com amor. Amor é um ato de coragem”, afirma.


“No mundo contemporâneo, o amor é visto como um luxo emocional, como o que se pode ou não ter. Mas nessas histórias o amor era uma necessidade, era o que permitia sobreviver junto. Eles ficavam fortalecidos, fisicamente e emocionalmente, por amarem, por serem amados. Vejo as pessoas com medo de compartilhar o amor durante essa pandemia, como se tudo fosse luto, mas é uma tolice. Amar é um privilégio, não há motivos para ter vergonha”, afirma.

Desde 2006, quando a série de reportagens foi escrita, as redes sociais passaram a desempenhar uma função importante nos relacionamentos, ou ao menos na forma em que eles começam. Para Conceição, a aparente facilidade, no entanto, não foi benéfica.

“Amar é sofrer, mas as pessoas têm medo de arriscar. O mundo foi nos acovardando, nos acomodando em um consumismo, em uma excessiva valorização de si, que não dá lugar aos sentimentos. A tecnologia cria banalizações, sumiços da resposta. Você deleta ou cancela o outro depois de uma frase. E é difícil não se frustrar com isso. E as pessoas vão cada vez se arriscando menos, então os aplicativos, na minha visão, facilitaram mais o desencontro que o encontro. Não acho que tenha mudado o amor, mas mudou o meio. Para quem está aberto, o amor segue”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Conceição Freitas

Conceição Freitas é jornalista e escritora. Amazonense, criada em Belém, goiana e brasiliense, escreveu mais de 4 mil crônicas sobre o quadradinho, ganhou importantes prêmios do jornalismo brasileiro, incluindo o Prêmio Esso em 2006 por Amores possíveis, reportagens sobre histórias de amor entre excluídos. Tem um filho, adora o samba e ama a vida.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2021

Mesa celebra o Dia dos Namorados ao percorrer as reportagens e as visões de Conceição Freitas sobre “Amores Possíveis”.

10/06 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

33 visualizações0 comentário
bottom of page