Buscar
  • BDB Cultural

Agosto na BDB Cultural terá visitas guiadas e agenda para a volta às aulas


  • Programação do mês contará com dose tripla de eventos na primeira visita guiada de crianças à biblioteca


FOTO: Área de convivência da BDB - Lucas Rezende/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em agosto de 2022 contará com nove eventos a sua maioria com público presencial na sede da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) em Brasília. Todas as atividades serão realizadas no auditório, com exceção da visita guiada. Como já é de costume, a programação diversa oferece atividades artísticas, formativas e terapêuticas.


O destaque da agenda do mês fica para a realização da primeira visita guiada à BDB Cultural. Prevista para ser realizada no dia 22, ela levará alunos de escolas públicas do DF para um passeio pela biblioteca e ainda terminará com uma contação de histórias, aberta ao público, com Crisitina Leite, uma das contadoras de história do grupo “As Amoras”, às 10h30.


O clima de volta às aulas do dia 22 de agosto não será só para as crianças, mas vai pegar os adultos também. Neste dia, às 19h, começa uma oficina de conservação e reparos de livros antigos. Já pensou em se capacitar nesta área? A Oficina on-line e gratuita “Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos” será dada por Alice Gontijo, especialista no assunto, até o dia 25, com envio de certificados ao final aos inscritos na atividade.

Além deste dia D, a programação reúne várias boas surpresas. Já começa no dia 08 deste mês com um “Encontro de mulheres” pensado para introduzir o público no mundo da colorimetria e das boas escolhas de aparência e moda. Será presencial, às 19h30.


No mesmo horário, mas já no dia 11, será realizada a segunda edição do “Biblioteca de Gentes”. O projeto do Instituto Fazer o Bem, em parceria com a BDB, colocará pessoas escolhidas pelo Instituto para serem “lidas”, para contarem as suas fascinantes histórias de vida, com direito a interação com os “leitores” presentes.


Dia 19, às 19h20, é a vez de o cantor João Daniel se apresentar no auditório da BDB ao lado da banda “A vida não é assim”. O músico se autodescreve como “cantor, autista, adolescente e feliz!” e trará um repertório roqueiro para a BDB.


Já na reta final do mês, dia 26, e já esquentando motores para a Copa do Mundo que será realizada em novembro, o Cine BDB exibe, presencialmente, às 13h, o documentário “Cinema e futebol” (1980).


Nos dias 29 e 31, respectivamente, ambos às 19h30, a BDB Cultural faz uma dobradinha de encerramento do mês com um “Encontro Terapêutico” presencial com Claubia Rodrigues sobre o tema ”Mulheres curadas, curam”; e no último dia do mês com uma mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, com o tema “O Segundo Reinado” continuidades e rupturas”, com Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, e o professor Pedro Soares.


É importante ressaltar que, de um modo geral, as atividades artísticas da programação (sexta sonora, contação de histórias, apresentação teatral, sarau, BDB é show) contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as outras atividades.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Teremos público presencial em quase todas as atividades.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos, encontros, palestras e mesas, os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 08/08, 19h30Encontro de mulheres presencial sobre Colorimetria com a especialista Dany Freitas com o tema “A importância das cores na autoestima da mulher”

  • 11/08, 19h30 - “Biblioteca de Gentes”, projeto presencial do Instituto Fazer o Bem (pessoas escolhidas pelo Instituto para serem “lidas”, para contarem as suas fascinantes histórias de vida).

  • 19/08, 19h20 Sexta Sonora presencial com o cantor João Daniel e a banda “A vida não é assim”

  • 22/08, 10h Grupo de estudantes de escolas públicas participa da primeira *Visita Guiada à BDB.

  • 22/08, 10h30 - Contação de histórias presencial com Cristina Leite do grupo “As Amoras”.

  • 22, 23, 24 e 25/08, 19h – Oficina on-line “Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos” com Alice Gontijo.

  • 26/08, 13h - “Cine BDB” em edição presencial com o filme “Cinema e futebol”, de Toninho Fonseca (1980).

  • 29/08, 19h30 - “Encontro Terapêutico” presencial com Claubia Rodrigues sobre o tema ”Mulheres curadas, curam”.

  • 31/08, 19h30Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil com o tema “O Segundo Reinado” continuidades e rupturas”, com Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural e o Prof. Pedro Soares. Mediação de Victor Tagore Alegria, curador de Literatura da BDB Cultural.


0 visualização0 comentário