top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Adaptação de espetáculo teatral é exibida no Cine BDB

Atualizado: 13 de fev. de 2023


  • Sessão do média-metragem “As 12 caixas de Hércules” será realizada no dia 15, às 14h


FOTO: Reprodução-Cia Voar Teatro de Bonecos

Com três atores bonequeiros se revezando em mais de 20 papéis, o espetáculo “As 12 Caixas de Hércules” foi pensado pela companhia Voar Teatro de Bonecos para o vídeo no momento em que as restrições da pandemia de covid-19 impediam o contato do público e dos artistas.


Aproveitando essa adaptação que eternizou a peça em vídeo, a BDB Cultural exibe o média-metragem de 50 minutos no Cine BDB, no dia 15, às 14h, em sessão gratuita no auditório da Biblioteca Demonstrativa do Brasil.


A trama apresenta, em formato de teatro lambe-lambe (em que os bonecos são manipulados em uma caixa para um único espectador, uma trama dividida em 12 caixas, em que o espectador passeia ao lado de Hércules por algumas de suas aventuras. A sessão é inspirada no mito do herói grego e busca oferecer reflexões sobre coragem e persistência. Segundo os estudos do grupo, “o herói épico da Grécia foi quem ensinou os homens a lutar”.


Desde a pandemia, a adaptação não havia voltado a ser apresentada e segue sendo uma experiência nova para o grupo. “Geralmente fazemos o espetáculo para ser visto primeiro pelo público e depois gravamos em vídeo. Nessa montagem, o processo foi inverso, pensamos numa proposta de linguagem audiovisual, mantendo as características e a artesania teatral para ser assistido pelas telas”, ressalta o grupo.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre a Cia Voar Teatro de Bonecos

A Companhia Voar Teatro de Bonecos foi fundada no ano de 2003 por Marco Augusto, diretor e bonequeiro. A instituição tem como proposta o estudo e a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição e inovações, visando compartilhar suas experiências através de oficinas e ações sócio culturais. Em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação, o grupo foi convidado para se apresentar na Espanha e México, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana-SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí-ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas Lindas de Goiás, o FESTINECO (Festival de teatro de bonecos) do Gama-DF, o FESTIBRA (Festival de Teatro para Infância de Brasília) e o Festival ESPETACULIM de pequenos espetáculos de grande qualidade.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023

“Cine BDB” apresenta a adaptação em vídeo do espetáculo “As 12 caixas de Hércules” da Companhia Voar Teatro de Bonecos.

15/02, quarta-feira, às 14h- Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page