top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Abril se dedica a datas históricas da formação do Brasil na BDB Cultural

Atualizado: 22 de abr. de 2022


  • Agenda recebe comemorações a datas que vão do descobrimento do país até a fundação de Brasília, com destaque para o bicentenário da independência


FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro/BDB Cultural A programação da BDB Cultural em abril de 2022 conta com sete eventos, todos on-line, em uma programação intensa para os amantes da história nacional, em especial com comemorações aos 200 anos da Independência do país.

A agenda do mês já começa voltada para estes debates históricos. No dia 14, às 21h, a BDB Cultural recebe em suas redes sociais a cientista política Marcela Machado para um debate da história da participação de mulheres na política do país como parte do evento seriado “Encontro de mulheres” que é realizado mensalmente na nossa programação.

Entre os destaques do mês está também uma série de debates históricos sobre datas importantes da história do Brasil com a participação de professores e especialistas nestes assuntos: no dia 21, haverá uma mesa sobre o aniversário de Brasília; no dia 22, uma sobre o descobrimento do país; e no dia 26, da Independência.


O bicentenário da Independência do Brasil é, na verdade, o grande destaque da programação e costura a agenda do mês inteira. Uma oficina de contação de histórias, por exemplo, está marcada para quatro quartas-feiras a partir do dia 20 com o objetivo de preparar contadores para narrar eventos ocorridos durante o processo de independência do Brasil.


Além da atividade formativa, a contação de histórias sobre a independência do Brasil também terá lugar na voz de uma profissional. No dia 17, Nyedja Gennari, artista e contadora de histórias que foi a primeira artista a se apresentar na programação da BDB Cultural, em 2021, volta aos palcos da iniciativa 16 meses depois para apresentar um relato deste período da nossa história.


No dia 24, a companhia teatral Fernando Fernandes também ocupa o espaço virtual da programação da BDB Cultural com uma encenação sobre a Independência do Brasil. Já no dia 29, fechando a programação com chave de ouro, o “Cine BDB” exibe um documentário de curta-

metragem sobre esse marco histórico do país,“José Bonifácio e a Independência”.


Abaixo, publicamos o calendário resumido com cada uma das atividades preparadas para abril.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

No final de dezembro de 2021 foi assinado um termo aditivo que permite a continuidade do Termo de Colaboração que tornou possível o surgimento da iniciativa BDB Cultural entre o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 14/04, 21h = O “Encontro de Mulheres” trata da história da participação feminina no poder e na democracia com a participação da cientista política Marcela Machado, doutora no assunto pela UnB.

  • 17/04, 17h = - Contação de história temática sobre a independência do Brasil. Com Nyedja Gennari, artista e contadora de histórias que foi a primeira artista a se apresentar na programação da BDB Cultural, em 2021.

  • 20 e 27/04 & 04/05 e 11/05, 19h = Oficina de contação de história temática 200 anos da independência do Brasil intitulada "A arte de contar histórias sobre o Brasil" todas as quartas com William Reis, presidente da Associação Amigos das Histórias e Maristela Papa, professora de artes e contadora de histórias. Os alunos destaque contarão suas histórias na programação da BDB Cultural.

  • 21/04, 21h = Mesa comemorativa do aniversário de 62 anos da capital federal, "Brasília de ontem - Brasília de hoje".

  • 22/04, 21h = Mesa de debate em comemoração ao aniversário de 522 anos do descobrimento do Brasil.

  • 24/04, 17h = Apresentação teatral sobre a independência do Brasil com a companhia Fernando Fernandes, especialista em educação patrimonial e cívica.

  • 26/04, 21h = Mesa temática 200 anos da independência do Brasil com Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Luiz Carlos Ramiro Júnior, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e, José Theodoro Menck, Mestre e Doutor em História pela UnB.

  • 29/04, 21h = “Cine BDB” exibe o documentário de curta-metragem, “José Bonifácio e a Independência”.


32 visualizações0 comentário
bottom of page