top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

522 anos do Brasil são lembrados em mesa na BDB Cultural


  • Programação recebe o historiador Pedro Ferrari para falar do início da colonização do Brasil

FOTO: Pedro Ferrari - Acervo pessoal


Imagine isso: naves chegando e desembarcando com seres de cores, roupas e armas nunca vistas... Parece o início de uma história de ficção científica, mas é o início da nossa própria história. Das naves, como eram chamados os navios e caravelas no século XVI, desceram os portugueses que iniciaram o processo de colonização do Brasil, que é lembrado sempre no dia 22 de abril.


Em homenagem aos 522 anos desta história e colocando suas nuances em debate, a BDB Cultural recebe em suas redes sociais no próprio dia 22, sexta-feira, o historiador e professor Pedro Ferrari para um bate-papo que será transmitido às 21h.


A conversa deve se centrar justamente no estranhamento, nos conflitos e relações que foram estabelecidos entre os colonizadores e os povos que já viviam por aqui. Para puxar o debate, o historiador deixa claro que a palavra descobrimento, usada muitas vezes para nomear este evento, deixa de lado os conflitos e os processos de dominação que se seguiram após a chegada dos portugueses.


“Tenho pesquisado bastante sobre o conceito de colonialidade e ele dialoga bastante com essa ideia de uma conquista de território e não só uma descoberta. Nossa conversa na mesa deve se centrar mais na questão do encontro e da disputa entre culturas e povos”, adianta o professor.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Pedro Ferrari

Pedro Ferrari é doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), onde também lecionou disciplinas relacionadas à teoria e ao ensino de história. Atualmente, volta-se a questões relacionadas com diversidade e as possibilidades didáticas da área.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Bate-papo em memória dos 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil

22/04, sexta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

11 visualizações0 comentário
bottom of page